Você já chegou a se perguntar porque nada muda?
É… nada muda. A vida não costuma mudar muito e vou te contar um segredo: em geral, a gente não gosta que a vida mude. É: a gente vive reclamando que as coisas estão ruins, que a gente tem que fazer isso ou aquilo que a gente não gosta de fazer, mas no fim do dia… o que a gente quer é que tudo continue do jeito que está.
Existem várias teses para esse tipo de coisa e uma delas é o medo: Quando a coisa acontece sempre da mesma forma, a gente se prepara para aquilo e isso deixa as coisas mais confortáveis. Se você ganha mal, por exemplo, e não tem dinheiro no final do mês, você pelo menos sabe quanto vai faltar, o que vai poder fazer para dar um jeito e pagar…essas coisas. Manter isso é mais fácil do que a chance de não ter essa certeza. Essa
situação é o que faz muita gente se anular em busca de um emprego no funcionalismo público: a certeza de que você sempre terá aquilo garantido.
Esse “medo de mudança” fala em muitas coisas nas nossas vidas. Mudar a forma de ver o mundo é uma bem comum e a gente vê isso no dia-a-dia e tem até um exemplo bem bobão disso: óleo na água do macarrão. A gente estava acostumado a fazer macarrão e colocar óleo na água fervente, até que algumas pessoas começaram a levantar a questão de que isso é irrelevante, é só desperdício de óleo. E é mesmo, mas aposto que aqui vai ter um monte de gente lendo isso e pensando “mas só assim o macarrão fica soltinho”.
Bobagem. Testa um dia.
Outro motivo pelo qual a gente é resistente a mudança tem a ver com a ritualização. É, pois é… ritos vão além do que você está acostumado a pensar com relação a religião e tudo o mais: para nós, ritos são essenciais e cotidianos e acontecem para que nosso cérebro não
precise ficar em uso o tempo todo. Quantas coisas você faz sem pensar? Escovar os dentes? Dirigir o carro? Tudo isso acontece porque você ritualizou a coisa a ponto de seu cérebro não precisar ser usado com profundidade.
Agora vamos ao problema: A gente só deixa de ser quem a gente é, quando aceitamos que não somos mais isso. A
gente precisa mudar e isso dá medo, como disse, e dá preguiça também, então fazemos o que você, possivelmente, faz nesse site: busca uma coisa que você pode fazer para que você não precise mudar, mas mude o universo ao seu redor.
Vai soprar a canela no primeiro dia do mês? Tá bem… mas você vai continuar fazendo as mesmas coisas? Então, o que adianta? Vai tirar o tarot e ter suas dicas? E vai continuar trabalhando do mesmo jeito, pegando o mesmo ônibus, pensando da mesma forma?
É… geralmente é isso que acontece. A gente quer mudar, mas só se isso não mudar a forma como eu faço, como falo, como atuo na vida. A gente quer mudar, mas só se o mundo mudar e a gente puder se manter na mesma. Qual a probabilidade disso funcionar?
Você me diz. Como está sua vida?
Foto: Divulgação
Postar um comentário