Mônica Merkt é finalista para o prêmio Melhor do Brasil no Mundo 2023

 

Premiação acontecerá em setembro, no parlamento inglês.

 

Foto - arquivo pessoal Mônica Merkt.

            No dia 16 de setembro será um grande dia para os finalistas do prêmio Melhor do Brasil no Mundo. E entre os contemplados está Mônica Valéria Merkt. Sendo a mais votada em sua categoria – na área da saúde na Europa.

             Nascida na Baixada Fluminense, Mônica tem pouca lembrança desta região, pois foi criada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Passou por vários empregos em busca de uma autoafirmação profissional. Foi quando surgiu a oportunidade de ir para a Europa, onde se encontra há trinta anos.

            Mãe de três moças, psicanalista, vereadora e voluntária, Mônica Merkt construiu um legado e uma história de vida, na Europa. Foi em busca de conhecimento, obteve diversos certificados e diplomas, tanto no Brasil quanto na Europa. Além do português, fala fluentemente italiano, inglês e francês. Fez o curso de gestão de empresas, estudou litoterapia e geologia de base, psicologia social, filosofia de religiões, terapia em dependência química, arte terapia, psicanálise e psicotraumatologia, profissão que, por excelência, exerce no seu consultório, em Genebra.

            E com isso declara: “sou muito grata à Suíça, país que me acolheu, e demonstro essa gratidão através do voluntariado”. Mônica foi também, conselheira paroquial por dezesseis anos. É vice-presidente da escola EMGB, uma escola de música para crianças e membro da associação de empresas locais ADER.

Na Suíça, em 2019, entrou para a política e desde 2020 é vereadora de Genthod, cidade onde reside, representando o comitê do clube de tênis na prefeitura local. Muito atuante é vice-presidente da comissão de cultura e lazer, além de integrar as comissões de segurança pública e finança, e administração pública.

Com a Covid-19, atuou ativamente com o seu trabalho de psicanalista integrativa que se tornou ainda mais procurado, inclusive após a pandemia, com o surgimento de um novo traumatismo chamado Síndrome da Cabana, um problema psíquico grave oriundo do isolamento. Com isso, Mônica foi motivada a aperfeiçoar seu trabalho on-line.

Com a finalidade de alcançar um número maior de pessoas, abriu uma plataforma com colegas psicanalistas chamada Avessos Clínica de Psicanálise, que funciona de forma on-line atendendo pessoas na Europa e no Brasil.

Com todas estas questões já foi agraciada com diversos prêmios, como o de Melhor do Brasil na Europa, como Melhor Profissional Brasileira na Área da Saúde na Europa. Em janeiro deste ano, foi condecorada com o Prêmio Destaque 2023, em Zurique, que valoriza pessoas e personalidades brasileiras que se destacam em suas áreas de trabalho na Suíça.

Visionária e observadora está sempre aberta em compartilhar os seus conhecimentos. Exemplo disso é o seu apoio ao projeto Oxitocinas, que tem por objetivo ajudar mulheres de todas as nações.

Com uma trajetória de vida intensa, Mônica, através do voto popular que ocorreu através das redes sociais, tornou-se finalista para ganhar o prêmio Melhor do Brasil no Mundo, na área de saúde, organizado pela revista High Profile. O evento acontecerá no Parlamento Inglês, no dia 16 de setembro.

 

Foto - arquivo pessoal Mônica Merkt.

Texto: Clilton Paz.

Postagem Anterior Próxima Postagem