Estudantes de EJA lançam livro por meio de lei de incentivo à cultura

                     Foto: Divulgação

Lançamento será na EMEF São Jorge, em Rio Marinho, Cariacica, Espírito Santo, com distribuição gratuita dos exemplares
Trinta e cinco estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Jorge, em Rio Marinho, Cariacica, no Estado do Espírito Santo, irão lançar um livro de micro crônicas e micro poesias na próxima quinta-feira (9). Intitulado “Sobre Jovens e Adultos”, o livro foi organizado pela jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo e pelo escritor, músico e produtor cultural Emmanuel 7Linhas. O lançamento acontece na própria escola, a partir das 19h, onde haverá distribuição gratuita dos exemplares.

O livro é resultado de um projeto aprovado no edital de 2021 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Cariacica João Bananeira. Para sua concretização, os organizadores realizaram oficinas de micro crônicas e micro poesias na escola para os estudantes da EJA, por meio das quais discutiram sobre cada um dos gêneros literários. A partir daí, os alunos produziram os textos. 

“A experiência de ministrar as oficinas foi muito importante, creio que ensinamos bastante coisa, mas também aprendemos muito, com certeza. O resultado foi maravilhoso. Deixamos os alunos livres para escrever sobre o que quisessem.

 As temáticas escolhidas variaram bastante. Eles abordaram questões como amor, esperança, família, paz, natureza, sonhos, lembranças da infância, suas origens. Quem tiver acesso ao livro vai ter em mãos um produto que é resultado de várias experiências de vida”, diz Elaine.

Como o projeto foi possível por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Cariacica João Bananeira, a ideia é que a comunidade escolar possa conhecer a história do personagem que dá nome a essa política pública. Por isso, o lançamento contará com o projeto João Bananeira na Escola, realizado há nove anos por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e criado por Alfredo Godô, ator do personagem do carnaval de congo de Roda d’Água no projeto. 

A ideia de realização do projeto literário com estudantes da EJA surgiu quando Elaine Dal Gobbo lançou seu primeiro livro de crônicas, Trânsitos de Alma, em março de 2021, também por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Cariacica João Bananeira. 

Um dos lançamentos foi na EMEF São Jorge, para alunos dessa modalidade de ensino, com distribuição gratuita dos exemplares para os estudantes e profissionais da educação. 
Até, então, recorda, ela ainda não havia entrado em contato com alunos que fazem parte da EJA. “Acabei descobrindo ali um universo de pessoas que tiveram o direito à educação negado por causa de fatores diversos, por exemplo, a impossibilidade de conciliar trabalho e estudo, tendo que optar pelo trabalho por uma questão de sobrevivência”, diz a organizadora. Sobre Jovens e Adultos tem prefácio do produtor cultural Stel Miranda, ilustrações de Michele Silva e editoração de Ricardo Coffler. 

Fonte: Elaine Dal Gobbo

Postagem Anterior Próxima Postagem