Neste domingo, dia 9 de janeiro, tem a primeira Feira das Yabás de 2022

 

Roda de Samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Toninho Geraes.


 

Que tal começar o ano em alto astral, com boa música, gente bonita e comida de primeira qualidade num só lugar? Então, prepare-se para viver tudo isso no próximo domingo, dia 9 de janeiro, a partir das 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio de Janeiro. É que teremos a primeira Feira das Yabás, de 2002.

O nosso anfitrião, cantor, compositor, idealizador e mestre Marquinhos de Oswaldo Cruz, recebe na sua roda de samba, o cantor Toninho Geraes, para um super show. Dono de vários sucessos consagrados por intérpretes da MPB como: “Mulheres” (Martinho da Vila), “Seu Balancê, “Uma Prova de Amor”, “Pago Para Ver” (Zeca Pagodinho), “Se a Fila Andar” (Beth Carvalho) e “Me Leva” (Agepê) entre outros. Sucessos antigos não deixarão de ter lugar no repertório, dentre eles “Se a Fila Andar”, “Morro dos Prazeres”, “Alma Boêmia” e várias músicas do seu trabalho mais recente, o DVD ‘Tudo Que Sou”.

A produção pede que, mesmo com o DECRETO RIO Nº 49692 DE 26 DE OUTUBRO DE 2021 em vigor, que libera e flexibiliza o uso de máscaras em espaços abertos, os frequentadores da Feira das Yabás continuem tomando todos os cuidados contra a covid-19 e usando máscaras. De acordo com Marquinhos de Oswaldo Cruz, o cuidado consigo e com os outros, é um ato de amor à vida.



Além da boa música, o público ainda aproveita para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana, nas 16 barracas expositoras, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto.

Entre as muitas opções, estão o mocotó da Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. Uma das refeições mais concorridas é a rabada com batata da barraca da Dona Neném. Neide Santana serve feijoada de camarão. Já na barraca da Jane Carla você encontra o cozido de peixe. A expositora Romana vai de carré com couve à mineira à moda carioca. Bobó de camarão é o prato da barraca da Jussara e na barraca da Selma Candeia, filha do sambista Candeia, a gostosura é abóbora com carne seca.

A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já a barraca da Tia Edith oferece macarrão com carne assada. Vera Caju encanta com o seu cozido. Rosimeri Cruz serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira arrasa com seu famoso jiló frito. A barraca da Rosângela Maria serve a tripa lombeira e a da D. Marlene, a feijoada.

E, se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, as expositoras Vera de Jesus e Janaina de Jesus, preparam doces deliciosos.

 


Quando: Domingo, 9  de janeiro de 2022.

Hora: a partir das 13h.

Local: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro.

Evento gratuito.

Mais informações: 21 - 97036-4543.

Classificação: livre.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Enildo do Rosário (Viola).

Fotos: Divulgação & Marcos Pinto.

Postagem Anterior Próxima Postagem