Ursula Monteiro é semifinalista do Flickers Rhode
Island International Film Festival, de onde saíram indicados e ganhadores do
Oscar.
Antes
mesmo de lançar seu curta-metragem “Val”, a cineasta brasileira Ursula Monteiro
já vem colhendo os frutos de um trabalho impecável. Aprovada em cinco,
semifinalista em um e finalista em dois, “Val” concorre entre os principais
festivais internacionais que, inclusive, são responsáveis por dar palco a
indicados e ganhadores do Oscar. Além de marcar presença ao lado de grandes
nomes da cinematografia, Ursula anuncia a disponibilização do curta no VIMEO
durante os dias 20 e 21 de agosto, única chance do público conferir o projeto
fora dos festivais.
“Entrar nos festivais é muito legal, a
gente não tem realmente noção da qualidade do filme só com a opinião de amigos,
familiares e nossa produção. Mas quando somos aceitos começa a cair a ficha de
que realmente pessoas que não me conhecem estão gostando do projeto, estou muito
animada com essa resposta positiva”, conta Ursula.
“Também acho muito importante esse
espaço por eu ser uma diretora mulher, o roteiro ser meu também, essa visão
feminina, acho que faz bastante diferença no mundo que a gente está vivendo.
Principalmente, esse ano, depois da Chloé Zhao ter ganhado o Oscar de melhor
direção, a segunda mulher a ganhar na história da premiação, e ela me inspira
muito. Então, é isso, é hora de ir para cima, fazer acontecer e sonhar grande”, completa.
A
produção acompanha o presente e o passado de Valéria - vivida pela própria
Ursula - uma fotógrafa que mora no interior e suas incertezas. Dividida entre
um amor do passado que volta após anos de prisão mesmo sendo inocente e uma mãe
acusada de corrupção que virou comentário na cidade, a personagem tenta se
encontrar, conhecer-se e tomar a decisão certa para o seu futuro: reatar este
romance, seguir a vida como ela está, ou? A terceira opção somente assistindo
ao curta.
Além
desta busca de autoconhecimento, “Val” também aborda temas importantes que
foram amplamente discutidos ou praticamente esquecidos durante a pandemia.
Mesmo sendo uma obra fictícia, a obra é baseada em fatos reais. Em março de
2020, no começo da pandemia, 1379 presos fugiram de quatro presídios no
interior de São Paulo, apenas metade dos fugitivos foram recapturados e esta
situação passou despercebida aos olhos da grande imprensa e, assim, da
população. Essa situação é um dos principais pontos dentro do curta.
Outro
assunto importante relatado, foi o aborto. Em agosto de 2020, vivemos uma
grande comoção quando uma menina de apenas 10 anos, que havia sido estuprada,
teve grandes dificuldades em realizar um aborto legal. Mas e as outras mulheres
que não ganham destaque na mídia? De
acordo com a organização mundial de saúde, cerca de 500 mil abortos
clandestinos são realizados por ano no Brasil, e, a cada dois dias, uma mulher
morre vítima de aborto ilegal no país. Esse risco também é retratado na
produção.
“Eu acho que a ideia do Val é levantar
discussões. Desde a fuga de presos que foi esquecida ao aborto, nós precisamos
falar sobre esses assuntos para, então, conseguir construir uma sociedade
melhor para todos nós”, explica Ursula. “O número de abortos clandestinos e mulheres morrendo não irá mudar
durante um bom tempo. Mas nós mulheres temos que estar confortáveis para se
expressar e discutir esse tipo de assunto, sem medo de preconceito ou
julgamento dos outros. Temos que contar nossas histórias. Afinal, como vamos
mudar uma sociedade se não há espaço para discussão?”, questiona.
“Mas, é importante frisar, que apesar de
darem muita força à produção, essas discussões não são o tema principal da
produção. A forma como o curta se inicia e termina com o questionamento ‘uma
vez me perguntaram: o que eu faria se tivesse apenas mais um dia de vida’ é a
maior reflexão que quero que quem assista tenha. No início de 2020, além da
pandemia que mudou a vida de todos, perdi uma amiga querida, jovem, para um
câncer e isso também ligou uma chavinha em mim sobre onde eu queria estar, o
que eu queria viver se não tivesse outra chance. Essa é a maior lição do
projeto, se conhecer, olhar para dentro, tomar as rédeas da própria vida e
perceber que a felicidade está dentro da gente e não no outro”, completa a
artista.
Por:
Clilton Paz.
Fonte:
Gabriela Gimenes.
Foto:
Divulgação.