Carla Rio cantora arretada de Pernambuco

     Carla Rio cantora arretada de Pernambuco

Divulgação

Nascida em Recife/ PE, filha do compositor Alírio Moraes e irmã do cantor André Rio, Carla Rio começou sua carreira musical aos 10 anos de idade.

Seu talento manifestou-se, quando brincava de cantar para sua família em troca de aplausos. A pequena Carla já subia ao palco, nos festivais de música realizados no Colégio Santa Maria, onde estudou em Recife/PE.

Com o passar dos tempos, Carla dedicou-se às aulas de dança, canto e teatro e identificou que sua grande paixão era a música.

Suas referências musicais foram grandes artistas, tais como, João Nogueira, Beth Carvalho, Noel Rosa, Cartola, Alcione, Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, dentre outrosMas, sua paixão musical sempre foi pelo samba de raiz”, gênero esse, em que a cantora teve grande destaque em Pernambuco, Sul e Sudeste do país.

De 2014 até esse ano de 2020, Carla Rio foi atração marcante no carnaval de Pernambuco, onde contagiou o público no desfile do bloco de máscaras, “Galo da Madrugada”, em que participou como atração especial, no trio elétrico do seu irmão, André Rio, cantor de Frevo e MPB.

Já em 2015, teve a oportunidade de apresentar seu talento pela Europa, no “Projeto Viva Pernambuco/ Tour Europa”, a convite do seu irmão, o cantor André Rio,  onde fez um grande espetáculo musical que foi apresentado nas principais cidades, como, Genebra, Milão, Porto, Lisboa, Londres e no festival mais importante de música do mundo, “Montreux Jazz Festival 2015”,

Em 2016, Carla não parou e seguiu cumprindo sua agenda em turnê pela, Alemanha, Suíça, Itália e Portugal, levando no coração e na alma a alegria contagiante do samba de raiz do Brasil, passando ao público muita energia de seu país.

2017, a cantora lançou seu primeiro álbum, “De Olho No Samba”, na cidade do Recife/PE, o qual foi produzido por Saymon Luiz e teve direção musical de Chrigor Lisboa, ex Exaltasamba.

2018, Carla Rio fez shows nas cidades de Recife/PE, João Pessoa/PB, Rio de Janeiro e São Paulo. No Recife, apresentou-se, no Teatro Valdemar de Oliveira, com o show “Raiz e Enredo” em que teve como participação especial o cantor, compositor carioca, Dudu Nobre.

Em 2019, surgiu um convite da família do cantor e compositor, João Nogueira, para se apresentar no Teatro Rival, na cidade do Rio de Janeiro, no projeto “Caruru do João”. Nessa ocasião, Carla cantou as músicas, “Corrente de Aço”, “Poder da Criação” e “Luz Maior”, todas gravadas pelo saudoso João Nogueira.

Carla Rio gravou em 2019, o single “Uma Prova de Amor”, canção de autoria dos compositores Nelson Rufino e Toninho Geraes, um grande clássico já gravado pelo ícone do samba, o cantor e compositor Zeca Pagodinho, em 2007.

A cantora apresentou-se no 29º Festival de Inverno de Garanhuns-FIG, um dos maiores festivais do Agreste Pernambucano, onde participou diversos artistas, tais como, Elba RamalhoZélia DuncanLenineAlcione, entre outros, comemorando o dia do samba, no Palco Dominguinhos, fazendo uma homenagem à madrinha do samba, Beth Carvalho.

O show teve roteiro e direção musical de seu cavaquinista e diretor musical, Alceu Maia, considerado um dos melhores cavaquinistas do Brasil. O sucesso foi tão grande e elogiado pelo público e críticos musicais, que a cantora fará uma turnê desse show pelo nordeste, sul e sudeste do país.

Após esse evento, Carla Rio lançou o clipe do single “Uma Prova de Amor”, que foi gravado no Rio de Janeiro, no Bar Beco do Rato, localizado na Lapa/RJ, onde reuniu grandes cantores e compositores do samba, entre eles, Léo Russo, Nelson Rufino, Toninho Geraes, Chico Alves, Gisa Nogueira, Didu Nogueira e Alan Rocha.

Carla Rio iniciou o ano de 2020, dando continuidade ao seu projeto “Samba na Pracinha”, onde comandou a 4ª edição do projeto realizado em Boa Viagem, em parceria com a Empetur/Governo do Estado de Pernambuco e com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife e Globo Nordeste.

Em fevereiro de 2020, a sambista viajou para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, para cumprir agenda profissional, realizando shows, programas de TVs e rádios.

Ainda em fevereiro de 2020, apresentou-se no carnaval de Olinda, fazendo a abertura do mesmo, no Polo Aurinha do Coco, em Guadalupe, Olinda/PE. Na cidade de Recife, apresentou-se nos pólos da Rua da Moeda, no dia do Samba e Jardim São Paulo, bem como nas cidades de Itamaracá/PE, Igarassu/PE, e, como vem fazendo desde 2014, apresentou-se no desfile do Galo da Madrugada, dividindo o trio elétrico com seu irmão, André Rio.

Após o carnaval, devido à pandemia do Covid-19, Carla Rio teve que alterar a sua agenda presencial, pelas programações virtuais, realizando lives de shows em suas redes sociais e programas de rádios.

Em Julho de 2020, a cantora fez uma live, em homenagem à saudosa madrinha do samba, Beth Carvalho, em seu canal oficial do YouTube.

Setembro de 2020, seguindo as recomendações e cuidados da saúde, Carla Rio gravou na cidade maravilhosa, seu novo single inédito, intitulado “Samba Arretado”, composição de sua autoria em parceria com Alceu Maia, cuja gravação tem a participação especial do cantor e compositor Dudu Nobre. A canção está disponível em todas as plataformas digitais.

Dezembro de 2020, Carla Rio representou seu Estado no Terceiro Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, onde a homenageada deste ano, foi a artista e diva Elza Soares. Este projeto, é considerado o maior evento de mulheres sambistas do país, que foi idealizado pela cantora e sambista Dorina Barros, no ano de 2018, com o objetivo de unir as rodas de samba femininas, assim como cantoras, compositoras, produtoras e instrumentistas de samba de todo o país, criando uma grande rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais, além de divulgar a força feminina dentro do gênero.

Carla Rio é destaque na capa da playlist “Novo Samba” que reúne canções de sambistas consagrados, distribuída pela CARV Music Digital e Onerpm Nordeste. Seu single “Samba Arretado”, que vem agradando ouvintes em todas as plataformas digitais, está nas principais rádios dos estados do Norte e do Nordeste, além de vir acompanhado por um videoclipe, que foi gravado do estúdio EME, no RJ, com a participação especial do cantor carioca, Dudu Nobre.

O clipe foi lançado no Dia Nacional do Samba, 02 de Dezembro/ 2020, no canal oficial do YouTube da cantora, e já ultrapassou a marca de 188 mil visualizações.

Sempre buscando o melhor para oferecer ao seu público, a cantora, acaba de compartilhar em seu canal do YouTube, o novo projeto, “As Damas do Samba”, fazendo uma homenagem às grandes estrelas do samba, apresentando diversos clássicos do gênero, como, Elizeth CardosoAlcioneD. Ivone LaraBeth Carvalho, Leci BrandãoClara Nunes.

Esse projeto acima mencionado foi contemplado no Edital de Premiação, incentivado pela Lei Aldir Blanc, no município de Recife/PE.

No dia 28 de fevereiro/2021, Carla Rio apresentou uma live intitulada Raiz e Enredo, transmita pelo seu canal do youtube, dentro do Edital de CriaçãoFruição e Difusão, incentivada pela Lei Aldir Blanc e Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.

Em março de 2021, o clipe da música Samba Arretado entrou na programação dos canais Music Box Brasil e Bis/Multishow.

Em abril/2021, a sambista pernambucana foi convidada para participar dos programas de Tv, Vem com a Gente, da apresentadora Gardênia, da emissora  Band Tv Rio, juntamente com o sambista carioca e parceiro, Dudu Nobre, bem como do Você em Dia, da apresentadora Jaqueline Cruz, da emissora Tv Atalaia, Aracaju/SE.

 

Redes Sociais:

 Instagram  @carlariooficial

Facebook Carla Rio

YouTube Carla Rio

Postagem Anterior Próxima Postagem