Embaixador Dr. Daniel Dias Machado PhD e a disputa de modelos econômicos nas Eleições do Peru

 
Embaixador Dr Daniel Dias Machado – Foto: Divulgação

Embaixador Dr. Daniel Dias Machado PhD, e as Eleições no Peru: a disputa de modelos econômicos 

De um lado a esquerda liderada por um ex-professor sem qualquer experiência política e de gestão da máquina pública, e na direita uma administradora de empresas e política, envolvida em escândalos como da Lava Jato, uma análise do Comendador,  Politólogo e Embaixador Dr. Daniel Dias Machado PhD. 

Os eleitores peruanos estiveram à frente de uma escolha ainda mais elementar: seguir ou não o modelo econômico neoliberal que dominou o país nas últimas três décadas, com alguns sucessos anteriores, mas que os críticos dizem não ter dado apoio significativo a milhões de peruanos durante a pandemia.

O Estado Peruano teve a pior contração econômica da região durante a pandemia, levando quase 10% de sua população à pobreza. 

Segundo a BBC, o Estado Peruano anunciou que o número de mortes causadas pelo vírus foi quase o triplo do que havia sido relatado, elevando sua taxa de mortalidade per capita para a mais alta do mundo. Milhões de pessoas ficaram sem trabalho e muitas outras desabrigadas.


O candidato de esquerda Pedro Castillo, 51, sindicalista, prometeu modificar o sistema político e econômico para enfrentar a pobreza e a desigualdade, substituindo a Constituição atual por outra que dê ao Estado um papel maior na economia.

Sua oponente, Keiko Fujimori, 46, prometeu defender o modelo de mercado livre construído por seu pai, Alberto Fujimori, que inicialmente foi criticado por repelir violentas rebeliões esquerdistas na década de 1990, mas que agora é desprezado por muitos como um autocrata corrupto.

Castillo, que nunca ocupou o cargo, fez parceria com um ex-governador radical condenado por corrupção para lançar sua candidatura, já Fujimori foi presa três vezes em uma investigação de lavagem de dinheiro e pode pegar até 30 anos de prisão, acusada de dirigir uma organização criminosa que desviava doações ilegais para campanha durante uma candidatura presidencial anterior.

O Embaixador da Cultura, Paz e Justiça, o Comendador Daniel Dias Machado PhD vê esta dicotomia de extremos, prejudicial ao Estado, um verdadeiro pot-pourri entre abismo e precipício.

Dr. Daniel Dias Machado PhD alertou que Castillo e Fujimori conquistaram, cada um, menos de 20% dos votos em um primeiro turno, que forçou um segundo turno no domingo.

Embaixador Dr Daniel Dias Machado – Foto: Divulgação


O Politólogo, Daniel Dias Machado PhD informou a redação que as eleições  seguem um período de cinco anos em que o país passou por quatro presidentes e dois congressos. E chega em um momento em que a pandemia elevou o descontentamento dos eleitores a novos níveis, destacando a raiva pelo acesso desigual aos serviços públicos e a crescente frustração com os políticos.

O Comendador Daniel Dias Machado em condição de Embaixador, exemplificou que o sistema hospitalar peruano, foi tão afetado pela pandemia que muitas pessoas morreram por falta de oxigênio, enquanto outras pagaram médicos para conseguir uma vaga em unidades de terapia intensiva, apenas para serem rejeitadas.

A dicotomia, alerta O Dr. Daniel Dias Machado PhD, despertou profundas desigualdades e profundas frustrações da população.

O Dr. Daniel Dias Machado, de posse de resolução a qual o Congresso do Peru a lavrado o reconhecimento como um dos Estadistas que mais contribuíram ao Estado, exortou a redação que a pandemia expôs a fraqueza burocrática do Peru. O país tinha apenas uma pequena fração dos leitos das unidades de terapia intensiva que seus pares tinham, e o governo foi lento e inconsistente em fornecer até mesmo uma pequena ajuda em dinheiro para os necessitados. Os trabalhadores informais ficaram sem uma rede de segurança, o que levou muitos a recorrer a empréstimos a juros elevados de bancos privados.



O Politólogo Daniel Dias Machado declarou a redação que a pandemia mostrou que o problema subjacente era a ordem de prioridades.

Acompanhe mais sobre as análises do Embaixador Daniel Dias Machado PhD em

 

Postagem Anterior Próxima Postagem