André Balboni mergulha na obra de Erik Satie

 

No álbum Satie for Lovers.

 

André Balboni, pianista e compositor, joga luz sobre a obra do compositor Erik Satie em uma experiência jazzística no álbum ‘Satie for Lovers”. Peças como “Trois morceux en forme de poire Jazz”, “Gymnopédie nº 1” e “ Sarabande nº 1”  estão no disco ao lado de outras cinco composições do músico francês.



Balboni faz releituras da obra de Erik Satie, músico compositor francês do início de século XX, que utilizou os ideais estéticos dadaístas como ponto de partida para criar uma forma primordial de música ambiente, na verdade uma espécie de música de fundo que ele chamou de "música-mobília" (Musique d'Ameublement em francês, Furniture Music em inglês).

Conforme o próprio Satie descrevera, era um tipo de música que poderia, por exemplo, ser executada durante um jantar e funcionar como uma discreta atmosfera de fundo para o evento em si, ao invés de servir como foco de atenção e apreciação direta. Extrapolando esta perspectiva histórica, Satie é de certa forma a ligação entre esses novos movimentos artísticos e o trabalho de Brian Eno, que, musical e artisticamente treinado que era, também conseguiu contextualizar essa importância que ambos, arte e música, possuíam.

Ainda que desconhecida do grande público, a obra de Satie é tratada com a reverência que merece. Disponível em todas as plataformas digitais, o disco traz um novo olhar sobre a obra de Erik Satie.



 

Serviço.

 

Satie for Lovers (independente - 2021).

André Balboni.

Disponível em todas as plataformas digitais.

http://ouca.la/satie-for-lovers

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Alexandre Aquino.

Fotos: Divulgação.

Postagem Anterior Próxima Postagem