Chocolate X Ouvidos

   Chocolate X Ouvidos

 CHOCOLATE É UMA DELICIA, MAS O CONSUMO EM  EXCESSO  PODE CAUSAR ZUMBIDO NO OUVIDO


(Divulgação)

A Páscoa está chegando e a maior preocupação das pessoas é com a balança. Porém, o consumo exagerado de chocolate, por crianças ou adultos, tão comum nesta época do ano, não causa somente o aumento de peso. Os ouvidos sofrem com a ingestão demasiada da guloseima e o excesso de chocolate pode gerar o famoso e temido zumbido.

O que é o zumbido?  Conhecido como um incômodo sonoro, o zumbido, é a sensação de ouvir som de apito, chiado, cigarra, sirene, motor ou panela.

Segundo  Tanit Ganz Sanchez (http://www.institutoganzsanchez.com.br), otorrinolaringologista e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, o excesso de chocolate pode afetar o ouvido:

“O chocolate contem substâncias que podem agredir os ouvidos, como o açúcar e a cafeína. Em alguns organismos, quando o açúcar (glicemia) aumenta no sangue depois da ingestão de doces, o pâncreas passa a produzir mais insulina do que o necessário para controlar a quantidade de açúcar presente. Essa insulina em excesso é o grande vilão do ouvido, pois provoca uma bagunça bioquímica e atrapalha o funcionamento normal. Nas pessoas que tem zumbido por problemas de metabolismo de açúcar ou cafeína, nós restringimos o chocolate por 30 dias para que o ouvido possa se recuperar”, explica a médica.

Segundo a especialista, a cafeína, também encontrada nos chocolates, acelera o sistema nervoso e como o zumbido já é, por natureza, um “ritmo acelerado”, ele pode aparecer ou piorar ainda mais.

A especialista acrescenta que o zumbido pode ser temporário.

 “Em algumas pessoas ele desaparece, porém outras precisam recorrer a tratamentos específicos, principalmente se a pessoa substitui o chocolate por outro tipo de doce, que também causa o zumbido”.

Confira as dicas da dra Tanit Ganz Sanchez para evitar o zumbido:

1- Comer com moderação. Todo excesso é prejudicial, mas no caso do chocolate, ele pode ser bastante prejudicial;

2 – Dê a preferência para chocolates com, pelo menos, 70% de cacau – tipo de chocolate que contem os chamados flavonoides;

3 – Experimente as versões dietéticas (diet) de chocolate;

4-  A alfarroba, que tem se apresentado como um substituto ‘mais saudável’ para o cacau, pode ser consumido por qualquer pessoa, porém, também exige consumo moderado. 

Postagem Anterior Próxima Postagem