Turismo em Ipiabas aquecido mesmo após a temporada de verão




 _Calendário de eventos e inaugurações de novos equipamentos continuam movimentando o distrito_ 


Em Ipiabas, distrito turístico de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, o encerramento da alta temporada de verão este ano não deve representar a redução do fluxo de visitantes.  Após o período de férias escolares e dos grandes feriados - como o Natal, o Ano Novo e o Carnaval - os meios de hospedagens, bares e restaurantes estão na expectativa de um outono igualmente movimentado.  

Já para os próximos meses, de abril e maio, além do lançamento de parcerias e da inauguração de novos equipamentos turísticos, estão previstos diversos eventos culturais e esportivos. A programação faz parte do projeto “Ipiabas Cinco Estações”, criado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Barra do Piraí com o objetivo de promover o turismo no distrito de Ipiabas durante todas as estações do ano - incluindo o período das luzes de Natal, a quinta estação.

Entre as iniciativas, um programa de apoio ao turismo, firmado com o Sebrae com duração de 15 meses para preparar as empresas da cadeia produtiva do setor para o crescimento previsto do número de visitantes, em função dos investimentos que vêm sendo realizados. 

“Ipiabas tem uma vocação para o turismo que não vinha sendo trabalhada. Com os investimentos inovadores em novos equipamentos que a Prefeitura está realizando, vai haver uma grande oportunidade para desenvolvimento de negócios, gerando emprego e renda para a população. E para isso precisamos também promover o acesso das pequenas empresas a este mercado, e capacitar as pessoas”, explica o prefeito de Barra do Piraí, Mário Reis Esteves, ressaltando que o distrito já começa a chamar a atenção de investidores da iniciativa privada, com a inauguração de empreendimentos comerciais de maior porte e melhoria da rede de serviços, como a implementação de uma agência bancária em Ipiabas.      

O calendário de eventos de outono inicia no dia 02 de abril, quando Ipiabas irá receber a etapa inaugural do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha. Enquanto que nos últimos dois fins de semana do mês será realizado o Rock in Cover, evento de seis dias com mais de 40 horas de muita música e entretenimento.

Ainda em abril, uma disputa de super atletas vai movimentar o distrito. Competidores de todo o Brasil chegarão a Ipiabas para provas de mountain bike, trekking, canoagem e rapel. O inusitado do Haka Race, como é conhecido o esporte criado na Nova Zelândia, é que cada atleta precisa participar de todas as quatro modalidades.   

No início de maio será inaugurada a Estação Cultural de Ipiabas. Antiga estação ferroviária construída no Século XIX, o prédio estava abandonado desde os anos 60, com risco de virar ruínas.  Porém, este marco da arquitetura e da história do Vale do Café foi totalmente recuperado e será aberto no dia 10 de maio para o lançamento do Festival Gastronômico Sabores de Ipiabas, em parceria com o Delícias do Vale. Enquanto o Festival Delícias do Vale acontece durante duas semanas no restaurantes de toda a região do Vale do Café, o Sabores de Ipiabas será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio na também recém-inaugurada Praça de Eventos do distrito.

Em meio a toda essa programação, nos dias 06 e 07 de maio Ipiabas ainda irá receber a Copa Brasil de CaniCross, em que atletas de corrida e seus cães participam como uma equipe, em provas em que o respeito e a interação com os animais é a principal preocupação. Outras duas variações da modalidade, com bicicletas e scooters, também fazem parte da competição.

E para fechar o calendário de outono, entre os dias 09 e 11 de junho será realizado o Arraiá de Ipiabas, uma tradicional festa junina com os ritmos, as comidas e as bebidas típicas desta importante data da cultura popular brasileira .


PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS E LANÇAMENTOS EM IPIABAS:

02/04 - Corridas de Montanha

11/04 - Lançamento do Projeto de Apoio ao Turismo

 20/04 a 22/04 e 28/04 a 30/04 – Rock in Cover

28/04 a 01/05 - Haka Expedition

06 e 07/05 – Copa Brasil de CaniCross

10/05 - Inauguração da Estação Cultural

10/05 - Lançamento do Festival Gastronômico Delícias do Vale 

19 a 21/05 - Festival Gastronômico Sabores de Ipiabas 

09 a 11/06 - Arraiá de Ipiabas

Postagem Anterior Próxima Postagem