O Empoderamento da Mulher

 "O Empoderamento da Mulher através do Tempo".



No dia 08 de março de 2023, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da cidade de Cruzeiro, SP, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura Esporte e Lazer, realizou um evento no Museu Major Novaes, das 14:00 às 18:00 horas, "O Empoderamento da Mulher através do Tempo".

Este evento contou com diversas palestras e rodas de conversa: a Importância da Mulher na História; Conversaria sem Tabu e as Mulheres de Cruzeiro.

Houve a participação da Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social Hevelyn Sigolo, a Vereadora Sandra Cunha, a Enfermeira Dalva Machado, bem como a Gestora Pública Katy Costa.

O Empoderamento da Mulher através do Tempo

O Empoderamento da Mulher através do Tempo
(Esq.) Katy Costa, Juliana Puccini e a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social da cidade de Cruzeiro, Hevelyn Sigolo

No transcorrer das palestras e rodas de conversa foram tratados temas de suma importância, como a evolução do papel da mulher através dos séculos, seu embate, muitas vezes sangrento e desumano, pela conquista de direitos fundamentais que eram concedidos apenas aos homens, os espaços que foram conquistados, bem como sua luta árdua e atual contra o machismo, o preconceito e a violência que ainda imperam em nossa sociedade misógina, onde o número de feminicídio é alarmante.

Também foram discutidas as doenças sexualmente transmissíveis e a importância da prevenção. O evento foi encerrado com uma visita pelo Museu, onde foi contada a história da fundação do Município, a Implantação da Estrada de Ferro D. Pedro II, além de fatos importantíssimos sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, uma vez que a Cidade faz divisa com os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Empoderamento da Mulher através do Tempo 
Juliana Puccini durante o evento

Durante a visitação também foi mencionada a participação de mulheres formidáveis na História de Cruzeiro, como Dona Fortunata Joaquina do Nascimento e senhora Celestina Novaes, conhecida por Dona Tita.

A saber, a coordenação do evento ficou ao encargo de Juliana Puccini, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Cruzeiro,SP e também presidente da Casa dos Conselhos.

O Empoderamento da Mulher através do Tempo

Sobre Juliana Puccini Vianna

Nascida em Cruzeiro. É Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas pela antiga Faculdade de Direito de Lorena, hoje UNISAL, em 1991. Foi aprovada no Concurso para Delegada no Estado de São Paulo em 1993. Exerceu suas atividades até Março de 2020, tendo como último local de exercício profissional, a Corregedoria Geral da Polícia Civil.

A maior parte de sua carreira foi dedicada ao combate da violência contra mulher, criança, adolescente e idoso, realizando um trabalho social de conscientização dos direitos da Mulher, através de Palestras e participações em Programas de rádio e TV , motivo pela qual foi agraciada com o título de Cidadã Joseense em 2003, Mérito Mantiqueira em 2004 , Medalha Cassiano Ricardo em 2006.

Igualmente, é Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Cruzeiro/SP, Palestrante e Colunista do Portal NA MIDIA, tendo o quadro" Descomplicando Direito com Jú", em seu Instagram (@julianapuccinivianna). E, ainda, possui na Rádio Mantiqueira FM o programa semanal "Descomplicando com a Ju".

Em Janeiro de 2020 foi homenageada pela Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo, assumindo em novembro de 2021, a Cadeira número 06 do Colegiado de Ciências Jurídicas, cujo Patrono é Ruy Barbosa em cerimônia na ALESP.  Em setembro de 2022 ingressou na Academia Mundial de Letras da Humanidade e assumirá em maio de 2023 a Cadeira número 36 da Academia de Letras do Brasil, SP, cuja patrona é Chiquinha Gonzaga.

 

Fonte: Redação Na Mídia
Fotos: Divulgação
Leia ainda: ”Direito de Resposta”com a Dra Juliana Puccini

Postagem Anterior Próxima Postagem