Artista de Florianópolis, Lalo Oliveira mantém vivo o punk rock autoral da Ilha

 Compositor e guitarrista libera dois novos clipes que já estão disponíveis 

Foto: Facebook / divulgação

A cena punk rock de Floripa está mais viva do que nunca. A vibe alternativa da música autoral da Capital já não conta com a quantidade de espaços que havia até o início dos anos 2000, mas ainda resiste no talento e na insistência de alguns remanescentes. É o caso de Lalo Oliveira, compositor e guitarrista que possui 11 trabalhos disponíveis no you tube, e que no começo de 2023 vai lançou nas principais plataformas de streaming dois novos clipes de trabalho. Com áudio e vídeo gravados num estúdio improvisado em casa, Lalo destrincha seus acordes cheios de peso e harmonia, e o resultado tem agradado os ouvidos mais exigentes.

O primeiro lançamento foi o clipe “Promessa”, disponível desde janeiro. 


Outro trabalho autoral em áudio e vídeo é a música “The Urge for Control”, que entra nos streamings desde fevereiro. 


A criação das imagens contaram com a participação do artista plástico de Florianópolis Bruno Barbi, e dão ao som uma estética que combina com o papo reto da composição.

Natural de Florianópolis, Lalo Oliveira aprendeu violão com a mãe, aos 12 anos. Com 16, ganhou a primeira guitarra e começou a tocar em bandas punk rock/hardcore pela cidade. Foram alguns anos se apresentando pelos bares undereground de Floripa, longe dos holofotes das mídias, mas agradando o radar apurado dos amantes do som pesado.

Quando Lalo arriscou compor seus próprios versos, suas letras afloraram uma temática de questionamentos dos valores sociais, o que desde sempre foi a essência do rock pelo mundo em todas as suas nuances e variações. Lalo conta que agrega à sua música algumas experiências de contestações e enfrentamentos ao sistema e ao Estado. “Acredito que a arte, quando não questiona, não é arte. É produto”, aponta ele.

Os ouvidos mais atentos vão encontrar na arte de Lalo influências de Bad Religion, Pennywise, Nofx e outras tantas bandas de punk rock/hardcore e trash metal. O artista também não esconde as contradições e paradoxos sempre expostos na sua música.  Ainda que ateu declarado, Lalo busca alguma espiritualidade e a elevação da mente. Ao se deparar com experiências transcendentais com plantas enteógenas, passou a questionar todo o seu sistema de crenças.

Na sua trajetória na vida e na música, Lalo flertou com o espiritismo, xamanismo e ufologia. Hoje, encontra sua espiritualidade na ciência e no pensamento lógico. “Para mim, espiritualidade não tem nada a ver com experiências religiosas, como as que tive, mas sim o modo como tratamos as outras pessoas e como nos relacionamos com todos os outros seres vivos e não vivos”, explica. Num de seus clipes mais visualizados, Lalo questiona: “Simples contrassenso de sermos tão iguais. É fato que os fatos não são como são. Lembrar do que se passou e repetir os mesmos erros nos faz caminhar de trás pra frente. Estatizar os sonhos, vender o coração. Reaprender a ser sincero não te faz melhor. Não o suficiente pra desatar os nós”. Quem se identificar com a poesia, certamente vai se render ao que Lalo e sua guitarra souberam construir pra acompanhar cada palavra.

Confira o clipe de “Contrasenso”, de Lalo Oliveira:



Postagem Anterior Próxima Postagem