"Os Heróis de Alcântara” é tema de novo documentário do Brasil Paralelo

  

"Os Heróis de Alcântara” é tema de novo documentário do Brasil Paralelo, com estréia prevista para junho



 
Henrique Zingano (diretor, roteirista e apresentador da série Investigação Paralela) e Miriam Rezende Gonçalves, pesquisadora do setor espacial, firmam parceria para a nova produção.
 
O canal Brasil Paralelo têm conquistado cada vez mais seguidores com seus documentários e mais de meio milhão de membros assinantes.  A série original “Investigação Paralela” se compromete a  investigar e debater, de forma leve e bem humorada, os mistérios que rondam supostos crimes que trouxeram repercussão política e social, e retrata os grandes mistérios da política nacional e internacional. 
 
Na terceira temporada, tem em seu portifólio casos investigados como a morte de Celso Daniel, de Marielle Franco, o caso Mariana Ferrer, "Quem matou PC Farias", as origens do vírus da COVID-19, entre outros. Os episódios da série já atingiram a marca exata de 235.618.168 visualizações e acumula mais de 12 milhões de telespectadores. Em seu novo formato, a plataforma aspira ser a Disney Brasileira e busca fugir de polêmicas. 
 
“Os Heróis de Alcântara” será uma das atrações da terceira temporada, com data de estréia prevista para junho de 2023. Em agosto, completa-se duas décadas que uma catástrofe vitimou a nata da ciência do Brasil e ocasionou a morte de vinte e um engenheiros e técnicos, que se dedicavam a desenvolver uma tecnologia própria - os Heróis de Alcântara. Os corpos ficaram carbonizados dentro do CLA-Centro de Lançamento de Alcântara, base militar de lançamentos de foguetes administrada pelo Comando da Aeronáutica, com localização absurdamente privilegiada no interior do estado do Maranhão. 

Os Heróis de Alcântara” documentário do Brasil Paralelo

 
Na ocasião, o Jornal “O Estado do Maranhão”, de propriedade do ex-Presidente da Repúbica José Sarney, publicou na capa de sua edição - dois dias antes da tragédia - que o projeto seria sabotado; consequentemente, a catástrofe foi noticiada no mundo inteiro e as investigações foram cercadas de teorias da conspiração e suspeitas de sabotagem.
 
Entretanto, o laudo oficial concluiu que problemas técnicos no acionamento espontâneo de um dos motores foi o catalizador do incêndio. A longa espera para reconhecer e liberar os corpos, as incertezas acerca do que havia ocasionado tamanha tragédia, as bóias de telemetria de países estrangeiros recolhidas em alto mar, a ausência do Ministro da Defesa no país em tão significativo lançamento e um flagrante de um agente do DGC francês disfarçado de professor de kitesurf, geraram nas famílias marcas profundas e um trauma que atrasou por décadas o Programa Espacial Brasileiro. 
 
Henrique Zingano
 
Formado em direito pela PUC-RS, Henrique Zingano é sócio e roteirista no Brasil Paralelo, tendo trabalhado nas grandes produções como A Última Cruzada, 1964 e Pátria Educadora. Atualmente dirige documentários e apresenta o programa Investigação Paralela.
 
A escritora Miriam Rezende Gonçalves perdeu um primo na catástrofe e desde então, tornou-se grande ativista da causa no país. Formada em Comunicação Social, realiza trabalhos de Inteligência Estratégica para empresas espaciais que alugaram a base brasileira. Recentemente, foi contratada pela Virgin Orbit para prestar consultoria no Brasil e América do Sul. Autoridade no setor de inovação, realiza palestras pelo país, com um livro publicado em linguagem simples e acessível ao leigo, a autora desmistifica e atua com relevantes quebras de paradigmas e representatividade feminina - cumprida com louvor em uma área onde o masculino predomina.
 
 “Queremos popularizar a astronáutica e apresentar ao público, um Brasil diferente do que se tem visto na mídia convencional. Acreditamos que a ciência e alta-tecnologia, têm muito a agregar aos jovens e ao futuro da nação”, declarou a escritora. E Zingano, completou “temos a oportunidade de mostrar de forma inédita o que aconteceu na tragédia de Alcântara, além de poder falar de um assunto tão importante como é o programa espacial brasileiro”. 
 

Os Heróis de Alcântara” documentário do Brasil Paralelo

 
A série “Heróis de Alcântara” estará na bancada com Henrique Zingano e trará Miriam como narradora da história. O fio condutor da narrativa é a tragédia com o foguete VLS – 03, permeados com depoimentos de integrantes da Força Aérea, engenheiros do DCTA- Departamento de Ciência Tecnologia  Aerospescial, do INPE- Instituto de Pesquisas Espaciais, do CDPEB-Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial e do CNE- Conselho Nacional do Espaço, principais pilares que compõem o Programa Espacial Brasileiro e o setor espacial do Brasil.
 
Porém, a idéia é retratar os bastidores do poder, até então desconhecido do grande público e a principalmente, a importância da soberania nacional. Desvelar o Programa Espacial, os boicotes sofridos pelo Brasil por grandes nações e os benefícios que as pesquisas espaciais podem trazer para nosso cotidiano, também estão na pauta do documentário. Enlevar aqueles que pagaram com a própria vida e ousaram desbravar o desconhecido, consolida um país carente de ídolos.
 
 
 
Postagem Anterior Próxima Postagem