Indicada à Premiação de Melhor do Brasil na Europa 2022 Yonis Malacrida é Qualificada como Artista Plástica

 

Cerimônia de gala ocorreu no Gustave Eiffel Lounge, na Torre Eiffel, em Paris.

Foto: Arquivo Pessoal Yonis Malacrida. 

Pelo terceiro ano consecutivo, a High Profile Magazine realizou a premiação "O MELHOR DO BRASIL NA EUROPA 2022". E Paris, a cidade luz, recebeu brasileiros de 16 países da Europa para a premiação que foi realizada no cartão postal da França, a mundialmente famosa Torre Eiffel no dia 25 de setembro.

A artista plástica Yonis Malacrida foi finalista top 5, na categoria de Melhor Artista Plástica Brasileira na Europa. Ela não recebeu o prêmio, mas ganhou uma qualificação por ter sido uma das finalistas. “O troféu é somente o reconhecimento de um fato. Eu continuo qualificada para exercer a minha função e fiquei muito feliz e emocionada por todos que ganharam”, disse Yonis.

Nascida em Queimados, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, lutou contra tudo e contra todos para conseguir o seu lugar ao sol, peculiaridade comum para uma mulher, preta e de origem pobre. Mas quem persiste sempre alcança, Yonis mora na Suíça há 36 anos.

Quando criança, hiperativa e agitada que era, começou a canalizar a sua energia para a pintura, arte que gostava e a única coisa que a deixava tranquila. E tudo lhe servia de tela, como sacos de farinha e as fraldas de tecido dos irmãos. Era o despontar de uma artista brilhante, que tempos depois se descobriria na arte do porcelanato. “Gostaria de ter estudado belas artes, mas devido às condições financeiras da família não pude dar prosseguimento a esse sonho. Todavia sempre lutei por uma vida melhor”, declara Yonis.

Durante algum tempo, fez pintura na seda. Era uma forma de exercer a função e ganhar dinheiro para reforçar o orçamento, pois viver em outro país, com uma cultura diferente, valores e padrões diferentes, e mulher preta não é para qualquer um. E Yonis absorveu a lição que a vida estava lhe dando.

Foto: Arquivo Pessoal Yonis Malacrida.

Tudo o que passou a estruturou e deu-lhe bagagem de vida, arte e trabalho, e forjou esta artista que está concorrendo ao prêmio “Melhor do Brasil na Europa”, na categoria de melhor artista plástica.

Esta premiação faz parte de três eventos anuais, objetivando unir e prestigiar a comunidade brasileira no exterior. Ao todo, foram premiadas 22 pessoas, numa festa para seletos 150 convidados.

E foi a primeira vez, na história mundial, que uma premiação para brasileiros aconteceu neste ícone global da cultura desde que foi construída em 1889, que é a Torre Eiffel.

A apresentação ficou ao encargo da empresária, ativista, modelo e atriz Luiza Brunet e, também, do idealizador e organizador do evento, o empresário Rafael dos Santos. Segundo Rafael, “É com muito orgulho que estamos mostrando a força, a dedicação e o trabalho de brasileiros no exterior. E esse ano, além das 22 categorias para a comunidade, também tiveram oito especiais, como Prêmio ‘Luiza Brunet’ de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, o Prêmio Internacional Orgulho LGBTQ+ e o Prêmio de Inclusão de Deficientes”. Luiza Brunet comentou que se sentiu extremamente orgulhosa de poder participar de uma premiação tão importante para a comunidade brasileira e ficou lisonjeada em ter um prêmio no seu nome. “A Premiação ajuda a dar mais voz ainda a mulheres brasileiras e imigrantes, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro”.

 

Foto: Arquivo Pessoal Yonis Malacrida.

Texto: Clilton Paz.

Postagem Anterior Próxima Postagem