É Dela!

 

Mônica Valéria Merkt ganha o Prêmio Melhor do Brasil na Europa 2022, na categoria de Melhor Profissional Brasileira na Área da Saúde.

Foto: Arquivo Pessoal Mônica Merkt.

 

            Na noite de 25 de setembro, ocorreu a Premiação Melhor do Brasil na Europa, numa cerimônia de gala, no Gustave Eiffel Lounge, na Torre Eiffel, em Paris, e Mônica Valéria Merkt foi a grande vitoriosa em sua categoria – Área de Saúde.

            Brasileira que mora há anos na Europa, na Suíça. Mônica Merkt é tida como um profissional de grande valor. Mãe de três filhas, psicanalista, vereadora e voluntária em solo suíço, Mônica é um exemplo de superação e devoção ao próximo.

Mulher preta e de origem pobre, nasceu na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, e desde muito pequena aprendeu que não se deve abater pelos problemas, mas sim encontrar soluções. E a solução poderia estar na busca pelo aprendizado.

Desde muito jovem começou a se interessar por livros de psicanálise. Passava horas lendo e aprendendo sobre a mente humana. Não satisfeita, aos poucos foi se interessando também pela filosofia, religiões e outras culturas.

Na busca por sua autoafirmação profissional e pessoal, já adulta, teve vários empregos, muito comum para quem busca uma liberdade financeira. Assim que obteve a sua primeira oportunidade de ir para a Europa, não desperdiçou a oportunidade e partiu em busca de novas experiências. Culta, estudiosa e amante das ciências humanas, adquiriu um gosto apurado por estudar idiomas. Mônica fala fluentemente português, italiano, inglês e francês.

Através do seu estudo e na busca pelo conhecimento, obteve vários certificados e diplomas, tanto no Brasil como na Europa. Fez curso de manequim, de cabeleireira, estilista, gestão de empresas e etc. Além de estudar e se formar em psicanálise, profissão que exerce até hoje, estudou também litoterapia (medicina alternativa que usa as pedras, rochas e minerais, para reequilibrar o organismo), geologia, psicologia social, filosofia das religiões, terapia em dependência química e arte terapia.

Com relação ao prêmio que acabou de ganhar, Mônica diz que foi graças à Suíça, país que lhe acolheu.

Foto: Arquivo Pessoal Mônica Merkt.


Em 2019, entrou para a política e desde 2020, é vereadora de Genthod, cidade onde mora. Em paralelo a estas atividades, Mônica consegue desenvolver seu trabalho de psicanalista integrativa, ou seja, uma psicanalista que trabalha com várias escolas para encontrar a origem dos problemas psicológicos e assim, amenizar os sofrimentos psíquicos dos seus pacientes.

Como toda profissional séria e engajada com a sua profissão, está sempre se reciclando, aprendendo e lendo tudo sobre o que há de novo sobre o seu ofício, complementando o seu saber com vários cursos.

Em 2020, quando o mundo parou por causa do COVID-19, observou o nascimento de um novo trauma psicológico na população europeia – a “Síndrome da Cabana”. O isolamento criou nas pessoas um problema psíquico grave, aumentou a procura pela psicanálise. Porém, como houve o isolamento, Mônica se reinventou, começou a cuidar dos seus clientes de forma "on-line".

Através da internet, conseguiu continuar com o seu trabalho de forma eficiente, podendo ajudar tantas pessoas necessitadas. Com a finalidade de alcançar um maior número de pessoas, em pouco tempo criou uma plataforma com outros colegas e parceiros. Mônica criou uma clínica de psicanálise "on-line", que atendesse tanto na Europa quanto no Brasil. “Tem patologias de origem tropical que somente um profissional que vem dessa área consegue analisar o seu paciente”, como é o caso do Brasil, diz Mônica.

Por este motivo a idealização de uma plataforma digital e o trabalho via internet que tem ajudado muito as pessoas de todos os tipos, inclusive as que não têm condições de pagarem, mas que necessitam de tratamento. 

Devido ao seu currículo profissional é que Mônica Valéria Merkt foi agraciada com um prêmio de Melhor do Brasil na Europa, na categoria de melhor profissional na área de saúde. O evento foi organizado por Rafael dos Santos da High Profile Magazine e teve como mestra de cerimônia a modelo, atriz e empresária Luíza Brunet.

Além de Brunet, o evento contou com a presença da rainha da República Democrática do Congo – Diambi.

 

Foto: Arquivo Pessoal Mônica Merkt.

Instagram de Mônica Valéria Merkt:

 

@isandra.ch

@monicavmerkt

 

Texto: Clilton Paz.

Postagem Anterior Próxima Postagem