A atriz Ester Dias cria projeto inédito de educação antirracista na Adidas Runners e estrela documentário sobre a temática

 


O rosto da atriz Ester Dias é conhecido por vários trabalhos realizados na televisão e streaming. Participou recentemente de "Pantanal" (Rede Globo) como a mãe da Muda. Na Globoplay, participa de sucessos como "Sob Pressão" e “Carcereiros”. No Telecine atua no filme "Um casal inseparável" e na Netflix, protagoniza um episódio da série que ganhou um Emmy de melhor comédia "Ninguém está olhando".

O que boa parte do público não conhece, é o forte engajamento da atriz na luta contra o racismo. Ester Dias faz parte do time de estrelas que utiliza a sua voz enquanto artista em prol das "minorias", que na verdade são maioria no país.

"Como mulher preta, ocupando espaços que são ocupados por maioria branca, tenho a oportunidade de fazer outras mulheres pretas se sentirem representadas e perceberem que elas podem ter o direito de ocupar espaços que, historicamente, nos foram negados", declara Ester.



Após idealizar o projeto inédito "Antirracista Talks" que é um projeto de educação Antirracista, coordenado pela atriz através do Conselho de Diversidade da Adidas Runners (DAC - Diversity Advisory Council) do qual ela é integrante, juntamente com membros da Adidas Runners de diversas partes do mundo, ela estrela o documentário sobre o assunto que segue disponível no YouTube, no canal da Adidas Runners.

“A ideia do projeto é trazer consciência do que é o racismo, como ele se dá nossa sociedade e como nega espaços e oportunidades para pessoas pretas. Ao assistirem o documentário as pessoas tem oportunidade de entender melhor como se dá o privilégio branco, como a história, ao longo dos anos, marginalizou a população preta causando desigualdade social e como se tornam necessárias políticas públicas de reparação histórica, como por exemplo, as cotas em universidades públicas”.

“Através da educação, a gente cria empatia e assim criamos aliados, porque o racismo é um problema de todos e não só de pessoas pretas”, afirma a atriz e militante.

 


Por: Clilton Paz.

Fonte: Elaine Cruz.

Fotos: Sergio Santoian.

Postagem Anterior Próxima Postagem