FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO

 FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO CHEGA À SUA 16ª EDIÇÃO E CELEBRA O PROTAGONISMO FEMININO NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA

 

 COM 38 FILMES NA PROGRAMAÇÃO, EVENTO ACONTECE DE 10 A 17 DE DEZEMBRO DE FORMA HÍBRIDA E GRATUITA

 

 

** A diretora argentina Liliana Romero é homenageada nesta edição com uma programação, incluindo seu mais recente longa de animação, “O Gigante Egoísta”, com estreia na plataforma Sesc Digital

 

** Pré-Estreia Nacional de “Clarice Lispector - A  Descoberta do Mundo”, documentário de Taciana Oliveira, em sessão única presencial, no CCSP


** “Desterro”, de Maria Clara Escobar,  o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, e “As Almas que dançam no escuro”, de Marcos DeBrito, serão exibidos pela primeira vez numa sala de cinema em São Paulo

 

** Filmes inéditos de ficção e documentários da cinematografia emergente latino-americana como “Anos Curtos, Dias Eternos”, de Silvina Estévez (Argentina), “LXI (61)”, de Rodrigo Moreno del Valle (Peru), “A Grande Viagem ao Pequeno País”, de Mariana Viñoles (Uruguai), entre outros, também estão na mostra Contemporâneos.

 

** O longa “Abajures”, da cineasta paraguaia Paz Encina, estreia no festival e diretora participa de Masterclass 'Mil Ventos na Encenação de Documentários'

 

**  Novidade: Foco Cinema Afro-Colombiano traz um recorte de filmes realizados e protagonizados por pessoas afrocolombianas

 

* A mais nova safra do cinema latino-americano com títulos inéditos no Brasil e destacados em importantes festivais como Doc Buenos Aires, SANFIC, FICCI, Biarritz, Viña del Mar, FIDBA, Festival de Havana, IFF Panamá, Toronto, Hot Docs Canadá, entre outros.

 

 


 

A 16ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontece de 10 a 17 de dezembro, em edição híbrida com parte da programação disponibilizada  online e outra parte presencialmente no Circuito Spcine em São Paulo. A programação é totalmente gratuita.

 

Com um total de 38 filmes, entre longas e curtas de 12 países, o festival se firma como uma das mais importantes vitrines destas cinematografias junto ao público brasileiro. Este ano o evento celebra o protagonismo feminino na indústria cinematográfica da América Latina e Caribe, em suas mais diversas vertentes: direção, atuação, produção, fotografia, com filmes inéditos, debates, masterclass e uma homenagem à diretora argentina Liliana Romero.

 

A Cerimônia de Abertura acontece no dia 10/12, sexta, às 19h, online, com uma breve apresentação dos diretores e parceiros do festival. Após a cerimônia, os filmes estarão liberados nas plataformas do festival, “Sesc Digital”, “Spcine Play” e “InnSaeitv”, e também nas sessões presenciais, no Centro Cultural São Paulo e Spcine Roberto Santos, conforme a programação.

 


A tradicional mostra Contemporâneos reúne as mais recentes produções cinematográficas latino-americanas e caribenhas, sendo a maioria inéditas no circuito comercial. Um dos destaques, é a première nacional de “Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo”, da diretora pernambucana Taciana Oliveira, com registros e imagens de arquivo inéditos sobre a escritora, apresentando novas faces desta que é uma das mais importantes expoentes da história da literatura brasileira. O filme será exibido somente de forma presencial, no Centro Cultural São Paulo. 

            

Também em destaque a mais recente obra da cineasta paraguaia Paz Encina, o filme Abajures, inédito no Brasil e que acaba de estrear no circuito de festivais no Doc Buenos Aires. Em seu terceiro longa-metragem, realizado durante a pandemia da COVID19, a diretora regressa ao tema de todos os seus filmes: a memória histórica de seu país, o Paraguai, e em particular de uma das ditaduras mais longas e obscuras da América Latina, a de Alfredo Stroessner (1954-1989). A diretora é convidada do festival e participa de uma masterclass online.


 

A cinematografia emergente latino-americana - mais uma vez - está presente no festival com várias pré-estreias de longas-metragens também com foco no protagonismo feminino. Entre elas, os documentários argentinos “O Sonho da Montanha”,  de Ailén Herradón, sobre os esforços de uma comunidade para conservar suas origens mapuches, e “Anos curtos dias eternos”, de Silvina Estévez, sobre a maternidade. O delicado drama de ficção venezuelano “Um lampejo interior”, protagonizado por Silvia, uma mulher forte que padece de uma séria doença e precisa traçar o seu destino e de sua filha, e o filme de suspense "Matar a la Bestia", de Agustina San Martín, uma coprodução Argentina, Brasil e Chile, também estreiam no Brasil. Inéditos em São Paulo, a ficção “A grande viagem ao país pequeno”, da diretora uruguaia Mariana Viñoles, sobre refugiados sírios no Uruguai, e “Hope, Soledad”, da diretora mexicana Yolanda Cruz, sobre os dramas pessoais de duas mulheres imigrantes no México, são alguns destaques.


 

Os filmes brasileiros trazem um olhar diferente que visibilizam a pluralidade do cinema nacional. Alguns títulos serão exibidos pela primeira vez numa sala de cinema de São Paulo, como o premiado “Carro Rei, de Renata Pinheiro, o documentário Ossos da Saudade”, de Marcos Pimentel, o suspense "As Almas que dançam no escuro, de Marcos DeBrito, o drama “Desterro, de Maria Clara Escobar, inédito em São Paulo, e o híbrido Alianças Profanas - esquizoanálise de uma mente fragmentária”, de Well Darwin, inédito no Brasil. O público deverá consultar a programação e confirmar a disponibilidade de cada filme.

 

A diretora argentina Liliana Romero é a grande homenageada desta edição e ganha uma programação especial voltada ao reconhecimento de suas obras, entre longas e curtas premiados em importantes festivais internacionais, incluindo o seu mais recente trabalho, o longa de  animação, “O Gigante Egoísta”. A diretora, que trabalha em cinema de animação desde os anos 90 e transita por diversas técnicas em cada um dos seus trabalhos, participa do encontro virtualA Arte da Animação, Técnicas e Adaptações”, na plataforma do Sesc Digital e no Youtube do festival.


 

A sessão Contemporâneas no Curta lança um olhar para a realização nos últimos anos de cineastas brasileiras com obras potentes, ousadas e questionadoras.  Entre os filmes que integram esta sessão está o documental “Igual/Diferente/Ambas/Nenhuma”, de Adriana Barbosa e Fernanda Pessoa, selecionado para o Festival Internacional de Cine de Huesca, a ficção “Menarca”, de Lillah Halla, que teve estreia mundial na Semana da Crítica de Cannes, integrou o Festival de Havana e foi premiado como melhor filme do público no Cinelatino de Toulouse.

 

A programação traz uma novidade o 'Foco Cinema Afro-Colombiano', com 4 títulos produzidos, realizados e protagonizados por pessoas afrocolombianas trazendo histórias que propõem vias de acesso a outras realidades sócio-históricas e culturais como as dos afrodescendentes na América Latina. São eles: “Fullhd”, de Catalina Navas e Carolina Torres, “Marímbula”,  de Diana Kuéllar, “O Homem Universal”, de Andrés Morales e “O Mal dos Sete Dias”, de Victor Alfonso González Urrutía.

 

Para finalizar o Festival preparou a ‘Coleção Marcelo Sampaio’ com uma seleção de 7 títulos entre longas e curtas assinados pelo diretor. Entre eles: Eldorado - Mengele Vivo ou Morto?, “Trilha dos Ratos - A Fuga de Nazistas para América”, e os curtas “O Escritor Das Ruas”, “O Guardado”, “Pixote 30 Anos Depois” e “A Menina da Estrada”.


 

 

Atividades Paralelas

 

O 16º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo promove uma série de encontros virtuais com nomes expressivos ligados à realização, produção e circulação de produtos audiovisuais latino-americanos. Entre eles, a Masterclass Mil Ventos na Encenação de Documentários, com a diretora paraguaia Paz Encina; o Encontro de Mulheres e a Indústria Cinematográfica Latino-Americana, o Encontro Circuitos de Distribuição e Exibição Cinematográfica na América Latina, e o Encontro A Arte da Animação, Técnicas e Adaptações, com a homenageada Liliana Romero, que irá compartilhar ideias e experiências sobre a importante contribuição que as mulheres vem realizando historicamente no universo da animação latino-americana.


 

A direção do 16º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é assinada por João Batista de Andrade, Jurandir Müller, Maria Tereza Urias e Vicky Romano. O evento é realizado pela Paleotv, com patrocínio da Spcine, empresa pública de cinema e audiovisual ligada à Prefeitura de São Paulo, e correalização do Sesc São Paulo. Conta com o apoio dos consulados sediados em São Paulo dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai. 

 

 

Consulte a programação completa no site: www.festlatinosp.com.br

Atividades paralelas e Cerimônia de Abertura: youtube.com/festlatinosp

 

Serviço:

16º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

10 a 17 de dezembro de 2021

híbrido - online e presencial

plataformas: Sesc Digital, Spcine Play e InnSaeitv

presencial: Circuito Spcine 

Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1.000

Spcine Roberto Santos - R. Cisplatina, 505 - Ipiranga

Toda programação gratuita

www.festlatinosp.com.br

 

realização: Paleotv

patrocínio: Spcine 

correalização: Sesc São Paulo

parceria: consulados sediados em São Paulo - Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai

plataformas parceiras: Sesc Digital, Spcine Play e InnSaeitv

 


PROGRAMAÇÃO

 

 

CERIMÔNIA DE ABERTURA (10 de Dezembro de 2021 - 19h)

Cerimônia de Abertura (online)

Abertura da Programação Completa

 

 

PROGRAMAÇÃO DE FILMES (10 a 17 de Dezembro de 2021)

 

MOSTRA CONTEMPORÂNEOS


Abajures, de Paz Encina (online e presencial - estreia Brasil)

Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo, Taciana Oliveira (presencial - estreia Brasil)

A grande viagem ao país pequeno, de Mariana Viñoles (online e presencial - estreia Brasil)

Alianças Profanas, de Wellington Darwin (online e presencial - estreia Brasil)

Anos curtos dias eternos, de Silvina Estevez (online e presencial - estreia Brasil)

A opção zero, de Marcel Beltrán (online e presencial - estreia Brasil)

As almas que dançam no escuro, de Marcos DeBrito (online e presencial - estreia São Paulo)

Carro Rei, de Renata Pinheiro (presencial - estreia São Paulo)

Desterro, de Maria Clara Escobar (presencial - estreia São Paulo)

Distopia, de Michel La Torre (online e presencial - estreia Brasil)

Êxtase, de Moara Passoni (online e presencial)

Hope, Soledad, de Yolanda Cruz (online - estreia Brasil)

LXI (61), de Rodrigo Moreno del Valle (online e presencial - estreia Brasil)

Matar a la bestia, de Agustina San Martín (online e presencial - estreia Brasil)

Ninho, de Josefina Pérez-García e Felipe Sigala (online e presencial - estreia Brasil)

O Sonho da Montanha, de Ailén Herradón (online e presencial - estreia Brasil)

Ossos da Saudade, de Marcos Pimentel (online e presencial - estreia São Paulo)

Porto Escondido, de Gabriela Paz Ybarnegaray (online e presencial - estreia São Paulo)

Um lampejo interior, de Luis Rodríguez e Andrés Rodríguez (online e presencial - estreia Brasil)


FOCO CINEMA AFRO-COLOMBIANO


Fullhd, Catalina Navas e Carolina Torres (online - estreia Brasil)

Marímbula (Marimbula), de Diana Kuéllar (online - estreia Brasil)

O Homem Universal, de Andrés Morales (online - estreia Brasil)

O Mal dos Sete Dias, de Alfonso González Urrutía (online - estreia Brasil)


HOMENAGEM LILIANA ROMERO


Anida e o Circo Flutuante, de Liliana Romero (online - estreia Brasil)

Contos da Floresta, de Liliana Romero (online)

Martín Fierro O Filme, de Liliana Romero (online - estreia Brasil)

O Gigante Egoísta, de Liliana Romero (online - estreia Brasil)


CONTEMPORÂNEAS NO CURTA


Barbie & Bob, de Raissa Gregori (online e presencial)

Carne, de Camila Kater (online e presencial)

Igual/Diferente/Ambas/Nenhuma, de Adriana Barbosa e Fernanda Pessoa (online e presencial - estreia São Paulo)

Menarca, Lillah Halla (online e presencial - estreia São Paulo)

Rã, de Ana Flávia Cavalcanti e Julia Zakia (online e presencial)


COLEÇÃO MARCELO SAMPAIO


Longas-metragens


La Plata Yvyguy - Enterros e Guardados, de Marcelo Sampaio e Paulo Alvarenga (online)

Eldorado - Mengele Vivo ou Morto?, de Marcelo Sampaio (online)

Trilha dos Ratos - A Fuga de Nazistas para América, de Marcelo Sampaio (online e presencial - estreia São Paulo)


Curtas-metragens


O Escritor Das Ruas, de Marcelo Sampaio e Tote Sutino (online)

O Guardado, de Marcelo Sampaio (online)

Pixote 30 Anos Depois, de Marcelo Sampaio (online)

A Menina da Estrada, de Marcelo Sampaio (online)

 


Postagem Anterior Próxima Postagem