Uberlândia Shopping cria vagas especiais de estacionamento para pessoas com Autismo

       Uberlândia Shopping cria vagas especiais de estacionamento para pessoas com Autismo 


Iniciativa é pioneira na cidade 


Divulgação


Pautado em seu forte compromisso social, o Uberlândia Shopping, desde sua abertura, está sempre atento à questões de acessibilidade, diversidade e inclusão. De olho nesta realidade, a partir do dia 14 de outubro, o empreendimento coloca à disposição da comunidade vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), localizadas próximo à entrada do Hipermercado Big e também da entrada da loja Le Biscuit. 

 

A iniciativa, inédita em shoppings centers da cidade, visa facilitar o acesso das famílias e assegurar a vaga especificamente para esse público. As sete novas vagas têm sinalização vertical, através de placa e marcação diferenciada no piso com a fita quebra-cabeça multicolorida, sinal universal da consciência do Autismo. 

  

De acordo com o superintendente do Uberlândia Shopping, Maurício Morelato, por lei, as vagas destinadas para pessoas com TEA são as mesmas reservadas para pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. “De olho nas necessidades do público que frequenta nosso centro de compras, resolvemos disponibilizar vagas específicas para que as pessoas com TEA se sintam ainda mais acolhidas. Sabemos que o Autismo nem sempre é aparente e as famílias podem enfrentar situações de preconceito e constrangimento ao utilizar as vagas de pessoas com deficiência, o que nos levou a destinar vagas específicas a eles. Hoje temos vagas para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, família e agora para autistas”, afirma Morelato.   

  

A medida foi elogiada pela presidente da Associação Zeiza Dojo, de conscientização ao Autismo em Uberlândia, também membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compod), Zeiza Matildes da Silva. “A iniciativa mostra respeito, inclusão e acessibilidade porque facilita o acesso às famílias que precisam de apoio. Além disso, essas pessoas também são consumidoras. É um público participativo e que merece essa atenção. Tudo que é feito pelas pessoas com TEA é muito bem-vindo”, afirma Zeiza.   

  

Zeiza explica ainda que a dificuldade de locomoção, no caso do Autismo, acontece devido à desordem sensorial e à rigidez comportamental, que podem trazer prejuízos à locomoção do autista ou dos pais, quando se tratar de menor autista. “Atualmente, temos cadastradas na Associação cerca de 800 famílias. Porém, a estimativa é que Uberlândia tenha cerca de 15 mil autistas. Queremos que, cada vez mais, os empresários estejam atentos, adequando seus estabelecimentos para receber estas pessoas, que orientem seus colaboradores e compartilhem informações. Só assim, teremos uma sociedade mais democrática e inclusiva”, ressalta.     


Divulgação


  

Sobre o Uberlândia Shopping 

 

Inaugurado em março de 2012, o Uberlândia Shopping, pertencente à Aliansce Sonae, localizado na zona Sul da cidade, conta com 211 operações, distribuídas em mais de 52,9 mil m² de Área Bruta Locável, algumas inéditas na região como JohnJohn, Richards e Leroy Merlin, grandes âncoras de moda como Riachuelo, C&A e Renner, 35 opções de gastronomia, hipermercado BIG e cinco salas de cinema Cinemark, dotadas de tecnologia 3D e XD. Conta ainda com 2.400 vagas de estacionamento, incluindo vagas cobertas, Espaço Família, Bicicletário e wi-fi gratuito. Referência em sustentabilidade, o Uberlândia Shopping adota desde sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e possui certificação ambiental (ISO14001) e de Segurança e Saúde (ISO 45). 

Postagem Anterior Próxima Postagem