QUINTETO ASTOR PIAZZOLLA lança primeira grande turnê nos EUA

  QUINTETO ASTOR PIAZZOLLA lança primeira grande turnê nos EUA


Comemorando 100 anos de Piazzolla


Quinteto Astor Piazzolla - Crédito: Mauricio Velez

Grupo Vencedor do Latin GRAMMY ® Lança Novo CD, Operação Tango, em 5 de novembro;

Da Fundação Astor Piazzolla, um conjunto destemido que revitaliza o legado de Piazzolla.

O novo compositor, tocador e líder de banda de tango Astor Piazzolla (1921-1992) deixou um legado desafiador.

Sua música é uma mistura viva de tango tradicional, música clássica, jazz e até elementos de estilos populares como a canção napolitana e klezmer. Pode ser lírico, elegante - e grosseiro. Pode soar logicamente projetado, mas seguir em frente com a má disposição do brigão de rua. Esta música é um autorretrato em movimento de Piazzolla, constantemente refeito e reenquadrado; uma biografia contada em piscadelas e acenos de cabeça, frases fugazes e voltas inesperadas.

 Seu Novo Tango atraiu admiradores e colaboradores de regiões distantes do universo musical, incluindo luminares clássicos como Yo-Yo Ma, Mstislav Rostropovich, Gidon Kremer e o Quarteto Kronos; mestres do jazz como Gerry Mulligan, Phil Woods, Gil Evans, Al DiMeola e Gary Burton, e até mesmo a diva da dance music Grace Jones, que transformou uma de suas peças em um hit club.

Para tocar essa música, o virtuosismo instrumental é essencial - mas não o suficiente. O Novo Tango de Piazzolla também exige uma certa atitude, compromisso, destemor e uma qualidade indefinível na execução que ele chamou de roña, grime - a perfeição do imperfeito.

Para o Quinteto Astor Piazzolla, o conjunto de repertório da Fundação Astor Piazzolla, o desafio noturno não está todo no estande de partitura, mas sim em conjurar esse espírito na música.

Agora em turnê pelos Estados Unidos, Comemorando 100 Anos de Piazzolla, de 4 a 21 de novembro, o grupo é formado por tangueiros e acadêmicos, músicos clássicos e de jazz. Todos conhecem e falam várias linguagens musicais. Eles são, em uma palavra, músicos de Piazzolla: Pablo Mainetti, bandoneón; Bárbara Varassi Peg, piano; Serdar Geldymuradov, violino; Armando de La Vega, violão; Daniel Falasca, contrabaixo; e Julián Vat, diretor musical.

 
“Ainda estou maravilhado com a música de Piazzolla e, quanto mais a ouço, mais fico maravilhado com a genialidade de sua síntese”, diz Vat, que executou, arranjou e dirigiu muitas apresentações da música de Piazzolla em uma variedade de ambientes. “O que ele faz com um pequeno grupo de notas são grandes obras de engenharia, sabedoria e talento. E é música com um grande coração. ”

Mainetti é um dos melhores músicos de sua geração do bandoneon, a expressiva caixa de botões com som melancólico que incorpora o som do tango. Mas ele também é um compositor, arranjador e líder de banda por direito próprio. Desde o início, diz ele, a ideia era encontrar o equilíbrio certo para suas interpretações: ser rigorosamente fiel à música sem transformá-la em artefatos de museu. “Tive algumas versões dessas peças como referência, mas rapidamente parei de ouvi-las para não acabar papagueando-as.” Além disso, ele percebeu há muito tempo, depois de passar algum tempo transcrevendo a música de Piazzolla, que "as notas no papel e o que ele tocava nos discos eram duas coisas muito diferentes".

QUINTETO ASTOR PIAZZOLLA lança primeira grande turnê nos EUA

Ele chama Piazzolla de "um improvisador brilhante" e ressalta que deixou muito espaço para interpretação na música.

“Quando você menciona 'improvisação', a maioria das pessoas pensa em jazz, mas existem muitas maneiras de improvisar”, diz Mainetti. “Você pode improvisar com essa música - mas na linguagem de Piazzolla”.

Piazzolla era um mestre do bandônio - mas, sem dúvida, seu grande instrumento foi o quinteto.

Ele organizou seu primeiro quinteto em 1960. Quinteto Astor Piazzolla apresentava bandoneon, violino, baixo acústico, piano e guitarra elétrica. Sugeriu um híbrido de banda de jazz, grupo de música de câmara e uma pequena orquestra de tango e provou ser ágil e poderoso.

 Era uma roupa que levantou sobrancelhas no início. Para começar, um quinteto trouxe à mente um grupo de jazz, não uma banda de tango típica - e a inclusão de uma guitarra elétrica irritou os tradicionalistas do tango ao extremo.

 Piazzolla liderou dois quintetos principais, um de 1960 a 1971, o segundo de 1978 a 1988. Trabalhar com um grupo estável de músicos, mesmo levando em conta algumas mudanças ao longo do caminho, permitiu que Piazzolla se arriscasse em sua música e escrevesse para músicos específicos , não apenas instrumentos.

 Na verdade, Mainetti credita muito da energia da música de Piazzolla “à grande cumplicidade com seus músicos nos quintetos, especialmente no segundo quinteto. E isso é algo que também acontece neste quinteto. Este é um grupo fantástico. E quando estamos indo para isso, é uma sensação ótima saber que eles são como uma rede e que se você fizer uma pirueta a mais e se descobrir caindo de cara, eles o pegarão. ”

 
Este Quinteto Astor Piazzolla, nomeado em homenagem ao grupo original, foi organizado em 1998. Foi um pedido ao Vat de Laura Escalada Piazzolla, viúva do compositor e presidente da Fundação Astor Piazzolla. Desde então, o Quinteto lançou quatro álbuns (incluindo Revolucionario, vencedor do Latin GRAMMY ® de Melhor Gravação de Tango de 2019) e fez turnês pelos Estados Unidos, América Latina, Europa e Ásia.

Operation Tango, o novo álbum que está sendo lançado em 5 de novembro, via E54 Music, marca uma ruptura com os esforços anteriores do grupo. O repertório é composto por peças não escritas originalmente por Piazzolla para um quinteto agora arranjado para este conjunto. Os títulos incluem “Tango Ballet”, uma das primeiras peças de Piazzolla para um filme; “Tocata Rea” e “Fuga y Misterio” da “pequena ópera” de Piazzolla Maria de Buenos Aires; e “Los Sueños”, da trilha sonora do filme Sur, e as escolhas permanecem fiéis a um dos objetivos de Quinteto.

 A ideia não é apenas focar nos clássicos de Piazzolla, diz Vat. “Parte da nossa missão é colocar os holofotes em peças menos conhecidas que acreditamos que merecem ser ouvidas.”


Assessoria de imprensa Denny Silva
Postagem Anterior Próxima Postagem