Integração entre home office e espaço pet é nova tendência na arquitetura

       Integração entre home office e espaço pet é nova tendência na arquitetura

Cama - aquário - home - Divulgação


A pandemia mudou o estilo de vida da população no mundo todo e, com isso, surgiram novas demandas de projetos arquitetônicos e de design de interiores. Com mais tempo em casa, o home office gerou a necessidade de repaginar o lar e integrar os pets, já que também é crescente o número de pessoas que buscam animais de estimação. A arquiteta e designer de interiores Milleni Marzolla, especialista em studios, sentiu essa mudança. De acordo com ela, os projetos em geral cresceram pelo maior tempo das pessoas em casa, que fez com que sentissem falta de melhorias nos ambientes. “Tivemos um aumento na procura de projetos em geral na pandemia, tanto que o mercado está com falta de materiais. Nosso escritório tem hoje cerca de 80 projetos e todos englobam um espaço para o home office, além disso, vários clientes têm pets e também surgiu a necessidade de melhorar os espaços para esses bichinhos, ”, destaca Milleni.


No caso de cães, as mudanças não precisam ser grandes, uma sugestão é optar por pisos mais fáceis de limpar, como porcelanato. Já no caso dos gatos, a opção é investir em prateleiras aéreas, onde os bichanos possam caminhar, já que estes animais adoram saltar em lugares altos. Estes armários podem ser integrados com facilidade ao espaço home office. “Prateleiras em que possam subir e acessos são importantes para eles”. Além dos pets peludos, há outros, como peixes. Em um dos seus projetos, ela mescla os dois aquários do cliente e um espaço para seu gato. “São dois aquários, um de água doce e outro de água salgada, ele gosta de trabalhar entre os dois, sendo que em cima de um deles foi criado um espaço para o gato ficar”, explica Milleni. Uma dica da arquiteta é sempre incluir o verde na decoração, na forma de plantas naturais ou artificiais. “O verde traz conforto ao ambiente em função da nossa biofilia, que é a necessidade de se conectar com a natureza”.


Círculos nos moveis para o gato brincar


A arquiteta destaca a importância de delimitar espaços, mesmo que fiquem no mesmo ambiente. Isso traz conforto e organização. “No caso do home office tem que haver mesa, cadeira, iluminação e decoração específica. É muito ruim trabalhar em uma mesa de jantar, que não tem a altura adequada, e ficar sentado em uma cadeira desconfortável, precisa haver essa diferenciação até para delimitar o espaço de trabalho de alguma forma”. A dica da arquiteta, para quem busca mudar a casa sem gastar muito, é investir em móveis já prontos, em especial armários e prateleiras, pois ajudam a organizar livros e objetos de decoração. “Não precisa fazer sob medida, pode comprar prontas, há produtos com preços acessíveis que trazem beleza e organização ao ambiente”, aconselha.


Postagem Anterior Próxima Postagem