ESG como norteador de negócios: Há 65 anos, Grupo Sabará trabalha para desenvolver um futuro mais positivo para as próximas gerações

      ESG como norteador de negócios: Há 65 anos, Grupo Sabará trabalha para desenvolver um futuro mais positivo para as próximas gerações


Empresa 100% nacional se destaca nos seus mercados de atuação e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa


Divulgação


O Grupo Sabará, companhia especializada em proporcionar o que há de melhor em tecnologias sustentáveis, completa 65 anos celebrando uma história marcada pela inovação e pioneirismo no trabalho com a sustentabilidade no Brasil.

Com cerca de 230 colaboradores, cinco plantas industriais, dois escritórios administrativos, portfólio com mais de 300 produtos e serviços, o Grupo Sabará é especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance para os mercados de tratamento de água, alimentos e bebidas, cosméticos e nutrição e saúde animal.

Atualmente, a organização está estruturada nas unidades de negócios: Sabará Químicos e Ingredientes, com produtos e soluções inovadoras para o tratamento de água; a BioE, que atua em segmentos industriais como sucroalcooleiro, indústrias de bebidas, mercado de energia, couro, têxtil, papel e celulose; a Concepta Ingredients, unidade que conecta a sociobiodiversidade aos consumidores globais com a oferta de ingredientes que valorizam a biodiversidade, sempre promovendo o desenvolvimento socioeconômico local, a proteção do meio ambiente e o comérciojusto; e a Beraca, controlada pela Clariant (vendida 30% em 2015 e os outros 70% este ano, aguardando aprovação do CADE), que é referência em fornecimento de ingredientes para os mercados de produtos cosméticos e farmacêuticos.

A solidez financeira do Grupo Sabará é impulsionada pelo crescimento estruturado das vendas líquidas, da ordem de 28% e 8%, respectivamente, em 2019 e 2020. "Atingimos um resultado histórico em 2020, alcançando o maior faturamento anual de nossos 64 anos, registrando a marca de R$ 274,4 milhões e o maior nível de rentabilidade da história do Grupo Sabará: 11% em 2019 e 21% em 2020", comemora Ulisses Sabará, sócio-diretor do Grupo Sabará.

O ESG de ponta a ponta

Ao começar pelo nome Sabará -, com origem no tupi-guarani "tesáberabusu", que significa "grandes olhos brilhantes" ou "pedra brilhante", essência que inspirou a logomarca representando o índio brasileiro, símbolo do uso responsável da floresta e da riqueza nacional -, a sustentabilidade é uma premissa de negócios do grupo que vai muito além da declaração explícita na missão, visão e valores, ela é a fonte norteadora da empresa desde a fundação.

Entre as principais ações, o grupo Sabará é reconhecido mundialmente por seu Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®, criado em 2000, para garantir a rastreabilidade completa de matérias-primas provenientes da Floresta Amazônica e de outros biomas brasileiros. Com foco no engajamento das comunidades, cooperativas e associações fornecedoras de insumos da biodiversidade, o projeto promove respeito, dignidade e inclusão socioeconômica.

Em 2007, a empresa tornou-se signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), publicando anualmente uma comunicação de progresso sobre ações em prol dos objetivos de desenvolvimentos sustentáveis (ODS) e a agenda 2030.

Em 2016, Ulisses Sabará, sócio-diretor do Grupo Sabará, foi reconhecido como um Local SDG Pioneer, entre mais de 600 inscritos em 100 países ao redor do mundo. Atualmente, é o porta-voz dos líderes do Pacto Global Brasil.Já no ano de 2019, a companhia integrou-se como membro do CEO Water Mandate, uma plataforma que reúne líderes empresariais para enfrentar os desafios globais da água por meio da administração corporativa, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2020, o Grupo Sabará foi, novamente, pioneiro no país ao se tornar a primeira empresa brasileira a ter metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) baseadas na ciência, reconhecidas pelo Science Based Targets initiative (SBTi). Até 2030, o grupo possui a ambição de reduzir 30% de emissões absolutas de GEE, o que está cientificamente alinhado ao propósito global de evitar o aquecimento da temperatura média do planeta em até 2 ºC.

Ainda em 2020, o grupo se associou ao programa Benchmark Club do Carbon Disclosure Project (CDP) maior sistema mundial de divulgação ambiental e ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), um grande articulador para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Único fabricante de clorito de sódio na América Latina

Outro grande exemplo de pioneirismo foi a construção da primeira e única fábrica de Clorito de Sódio da América Latina, que começou a operar em 2019, para suprir a demanda de uma solução que era, até então, 100% importada. A unidade, localizada na cidade de Santa Bárbara d'Oeste (SP), com processos totalmente automatizados e maquinários da mais alta tecnologia, foi pensada, desde a sua concepção, para ser totalmente sustentável. Por isso, foi desenvolvida com foco em eficiência energética, redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e reaproveitamento do subproduto gerado no processo, o que torna o processo zero resíduos.Todos os atributos dessa fábrica levaram o Grupo Sabará a ganhar o reconhecimento do Prêmio Eco edição 2020/21, na modalidade Práticas de Sustentabilidade, categoria de Sustentabilidade em Produtos ou Serviços de empresas de grande porte, promovido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio).

Além do prêmio, a fábrica de clorito de sódio também recebeu o Selo de Uso 100% de Energia Renovável em 2020.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade.Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa.É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Postagem Anterior Próxima Postagem