Congresso Brasileiro de Agronomia abre com homenagem a personalidades do setor no País

        Congresso Brasileiro de Agronomia abre com homenagem a personalidades do setor no País


Maior evento do segmento do Brasil começou nesta terça (19) e continua até sexta (22), no CentroSul, em Florianópolis

Anatoly Kravchenko - Fotos: Paulo Schmidt, divulgação

A abertura do 32º Congresso Brasileiro de Agronomia, o maior evento do segmento do Brasil, na noite desta terça (19), no CentroSul, em Florianópolis, foi marcada por muita emoção devido à entrega da inédita da Comenda do Mérito Agronômico Brasileiro a três engenheiros agrônomos que simbolizam os valores da categoria no País. Foram homenageados os engenheiros agrônomos Glauco Olinger, de Santa Catarina, e Anatoly Kravchenko, de Goiás, e João Bosco de Andrade Lima Filho, de Sergipe.

Honrado pelo reconhecimento em vida, aos 99 anos Glauco Olinger agradeceu a equipe que sempre o acolheu em seus trabalhos. “É emocionante ser homenageado por ter marcado a categoria com o meu trabalho. São memórias que me trazem grandes alegrias, que serão transformadas em um quarto livro”, ressalta.  A publicação vai falar sobre a importância da água no planeta e para a sobrevivência da humanidade.

Glauco Olinger - Fotos: Paulo Schmidt, divulgação

Para Anatoly Kravchenko, a medalha é um reconhecimento pelas realizações ao longo da vida, principalmente na área do ensino e na valorização profissional. “Atuei nas fundações do Crea-GO e introduzi as habilitações de agronomia e veterinária na Universidade Federal em Goiás no inicio dos anos 1960. Que bom ver meu trabalho sendo celebrado”, considera.

Em nome dos homenageados, João Bosco de Andrade Lima Filho ressalta a importância do amor à profissão. “Quero parabenizar os outros dois homenageados e, como engenheiro agrônomo, gostaria de solicitar que vocês, no plenário, se espelhem nos feitos destes profissionais. A agronomia do Brasil é o que é porque estas pessoas trabalharam muito por isso”, diz Lima Filho.

A entrega da medalha é uma ação da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), que inova ao homenagear personalidades que construíram sua carreira e dedicaram a vida a dar relevantes contribuições para o desenvolvimento do País. As indicações partiram das associações filiadas. “Ao longo de todos esses anos de congresso, tivemos centenas de pessoas que marcaram a história da agronomia do País. Esta comenda simboliza os valores do conhecimento agronômico e do associativismo”, ressalta Kleber Santos, presidente da entidade, que realiza o evento em parceria com a Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC).


João Bosco de Andrade Lima Filho - Fotos: Paulo Schmidt, divulgação

Sobre os homenageados

Glauco Olinger, indicado pela Feagro-SC, hoje com 99 anos, foi o responsável pela fundação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina (Acaresc), em 1956, que depois de 35 anos foi convertida em Epagri. Também foi o fundador do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da UFSC. Ele é considerado a enciclopédia viva da agronomia catarinense.

O engenheiro agrônomo Anatoly Kravchenko, indicado pela Aeago, tem 81 anos e foi um dos fundadores do Crea-Go, em 1968, entidade da qual exerceu as funções de presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário até 2001. Atuou como professor na a Escola de Agronomia, da Universidade Federal de Goiás. Teve diversos trabalhos na área de sensoriamento remoto, usos da terra, solos, florestas, drenagens e safras agrícolas. Algumas delas se tornaram livros.

João Bosco de Andrade Lima Filho, indicado pela Aease, tem 73 anos. É engenheiro agrônomo pela Escola Agronômica da Universidade Federal da Bahia e licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Iniciou a vida profissional como pesquisador do Instituto de Pesquisa Agropecuária do Leste Brasileiro, e teve atuação na Associação Nordestina de Crédito e Assistência Técnica Rural de Sergipe (Ancarse), na Usina Proveito S.A. e na Coordenadoria de Terras da Superintendência da Agricultura e Produção do Estado de Sergipe. Também foi diretor da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), diretor geral do Mutua-se - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea) e conselheiro federal do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).


Sobre o Congresso Brasileiro de Agronomia

O 32º Congresso Brasileiro de Agronomia começou na última terça-feira (19) e ocorre até a próxima sexta-feira (22), no CentroSul, em Florianópolis. Tem como tema central os “Desafios profissionais no mundo em transformação”, e tratará de assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. Ao longo do evento, serão 14 painéis com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais.


Fotos: Paulo Schmidt, divulgação

 Fonte: Apoio Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem