Autoestima e dança na luta contra o câncer de mama

      Autoestima e dança na luta contra o câncer de mama

 
Mulheres do vídeo Wallace Rocha - Divulgação

 

A descoberta de um câncer de mama é sempre um momento delicado. Medo, insegurança, desespero, angústia. Um misto de emoções e muitos questionamentos. Se o futuro parece sombrio, muitas mulheres encontram luz no fim através do resgate da autoestima que passa pela reconstrução mamária.


A cirurgiã plástica Valéria Destéfani fala sobre a reconstrução e a volta ao status de feminina. " O CA de mama é devastador na vida de uma mulher. Pensar na possibilidade de viver sem um órgão tão importante para a feminilidade e autoestima da mulher é impactante do ponto de vista da saúde mental de quem precisa retirar este órgão. Então, se existe a chance de reconstruir essa perda, não há razão para não ver vantagens. Ela coloca novamente a mulher no status de feminina e eleva sua autoestima de forma indiscutível"


Wallace Rocha - Divulgação


 

O resgate da  autoestima também vem  através da dança.  A iniciativa foi do dançarino Wallace Rocha, que criou uma coreografia com sete mulheres, todas que viveram ou vivenciam o problema, para trazer luz a esse tema tão necessário.

 

"Meu público nas aulas de dança é 100% feminino. O mês de outubro é usado para lembrar as pessoas sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, a partir do exame de toque. A minha iniciativa foi de reunir um grupo de mulheres que já passaram ou estão em tratamento do câncer de mama para dançar. Tive a ideia porque uma de minhas alunas recém concluiu o tratamento. O que todas elas têm em comum além de serem pacientes oncológicas? Otimismo total", comemora.


 
A cirurgiã plástica Valéria Destéfani - Divulgação


 

A música "Perigosa", do grupo "As Frenéticas",  sucesso nos anos 70, foi usada no vídeo na versão da cantora Anitta. A letra fala do empoderamento feminino, além de ser um hit atemporal. Quando  o convite foi feito, o  sim foi unânime. A coreografia fala sobre a necessidade da importância do autoexame e o diagnóstico precoce.

 

"Tenho a participação de sete mulheres dançando no vídeo. Recebi depoimento de 10 mulheres de vários lugares do Brasil. O que todas elas têm em comum: são pacientes oncológicas. Todas se disponibilizaram a contribuir de alguma maneira para o projeto. Elas realmente sabem da importância de ajudar outras mulheres e criar essa rede de apoio. Foi lindo, forte, divertido e emocionante", conclui.

Essa é a segunda ação do projeto que teve início no ano passado. Em 2020 o artista usou a música “Me Gusta” da cantora Anitta. O sucesso foi tão grande que viralizou e a cantora usou sua conta em uma rede social para agradecer e parabenizar Wallace pela iniciativa: “Que homenagem linda do Walace Rocha! Fica aí o recado nesse último dia de Outubro Rosa, e levem a conscientização pro ano inteiro", disse a cantora.    

 

 Sobre a cirurgiã plástica  Valéria Destéfani:

 

                                                                                                    Graduada em Cirurgia Geral pelo Hospital Orencio de Freitas em Niterói. Graduada em Medicina pela UFRJ. Residência Médica e Especialização em Cirurgia Plástica pela UFRJ. Atendimento Profissional desde 2007 em Consultório Particular no Rio de Janeiro . Staff em Brasília no Hospital Santa Maria DF desde 2010. Participa anualmente de Congressos e Simpósios em Cirurgia Plástica Estética e Reparadora, tanto Nacionais, como Internacionais desde 2007.

 

Sobre o dançarino  e coreógrafo Wallace Rocha:

 

Integrou as comissões de frente das escolas de samba: União da Ilha, Viradouro e Mocidade Independente de Padre Miguel, no grupo especial e coreografou o carro Abre Alas da Acadêmicos da Rocinha, campeã do grupo B, em 2016 no carnaval carioca. Hoje se dedica em desenvolver coreografias para festas de 15 anos, casamentos, eventos, ministra aulas de ritmos variados em academias e estende seu trabalho ao YouTube atraindo milhões de visualizações


Postagem Anterior Próxima Postagem