Sem título

  MÚSICA

 

O MAIS NOVO NOME DO SAMBA

Foto de divulgação 


    Cantor, instrumentista, intérprete de duas Escolas de Samba (Mangueira do Amanhã e A.R.E.S. Vizinha Faladeira) e de quebra, o compositor-campeão de samba enredo mais novo que o mundo do samba já conheceu.

Estamos falando de ENZO BELMONTE.

Nascido no Morro do Pinto, berço do Samba, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, este jovem sambista de apenas dezoito anos, mas com um talento de gente grande e um carisma que cativa e prende a atenção de todos que dele se aproximam, faz parte do seleto grupo daqueles artistas diferenciados, ou seja, daqueles que já nasceram prontos e predestinados ao sucesso.

      Desde criança, Enzo sempre foi um apaixonado pela música. Cantarolava o dia inteiro, borrifando notas musicais pelos quatro cantos de sua casa, alegrando seus pais que, ainda assim, achavam tratar-se apenas de uma fase, embora tenha começado a frequentar as primeiras aulas de canto e violão aos sete anos de idade.

    Seu amor pela música ultrapassou os limites de um simples capricho de criança. Bom exemplo é o fato de que, aos cinco anos de idade, tanto se encantou com o talento de certo artista da MPB – que, logo se tornaria seu primeiro ídolo e referência – que chegou a escrever em uma cartinha colocada na árvore de Natal de sua casa, dois pedidos inusitados ao Papai Noel: “Ser negro” e “conhecer o Seu Jorge” e, ao que parece, o Bom Velhinho foi seu primeiro fã!

    Prova disso é que Enzo e Jorge são grandes amigos, sendo, o consagrado cantor, um de seus maiores incentivadores e, em certo momento, o aconselhou a conhecer outros ritmos, outros gêneros musicais, antes de decidir que rumo tomar como músico.

    E assim foi feito! O Samba entrou de vez em sua vida ao assistir “Andança – Beth Carvalho, o musical”, daí até receber as bênçãos de Beth Carvalho e abraçar o Samba, como seu gênero musical preferido, foi um pulo.

    Hoje, Enzo protagoniza shows com sua Banda “SANTO SAMBA” e tem o privilégio de se apresentar em grandes palcos do Samba como Cacique de Ramos, Renascença, Teatro Rival, Rio Scenarium, Carioca da Gema entre outros.

    Em agosto de 2018, aos dezesseis anos, o jovem lançou pela Sony Music o seu primeiro EP, que foi batizado pelo amigo Seu Jorge como EPersonalidade do Samba.

   No Carnaval de 2019, faz sua estreia como intérprete oficial da Mangueira do Amanhã em alto nível ganhando o prêmio Tamborim de Ouro, do Jornal “O DIA”, como “A Voz da Avenida”.

  Ainda em 2019, Enzo lança pela Liga Entretenimento seu segundo EP que teve os arranjos e a produção feitas pelo Maestro Rildo Hora e o título escolhido por Beth Carvalho.

Aliás, Enzo teve o privilégio de ter se tornado um grande amigo e de ter sido o último afilhado de Beth Carvalho, e pra celebrar esse momento a Madrinha participou da faixa “Trovador Urbano” com outro ilustre mangueirense, Nelson Sargento, sendo esta a última gravação feita pela Beth, fato marcante e de grande emoção para o Enzo já que Beth Carvalho sempre foi sua maior referência na Música.

    Esta faixa tem clipe disponível e pode ser encontrada em todas as plataformas digitais junto com os outros sambas do EP: “Novo Dia” (Luciano Fogaça), “Foi Você Mulher” (Enzo Belmonte, Betinho do Cavaco e Luciano Fogaça) e “Deus Perdoa” (Fred Camacho, Marcelinho Moreira e Adalto Magalha).

   Para o Carnaval de 2020, Enzo compõe e acaba vencendo o concurso para a escolha do Samba Enredo da Escola de Samba mirim verde e rosa, com o enredo “Amazônia, o ouro Verde do Brasil”. Sem duvidas foi uma grande emoção poder soltar a voz na Marquês de Sapucaí, interpretando um Samba de sua autoria para uma de suas grandes paixões: a Mangueira do Amanhã.

Em 2020, Enzo lança, também pela Sony Music, o Albúm “REFERÊNCIAS”, onde canta em doze faixas (+ 1 bônus) suas referências no Samba como Almir Guineto, Beth Carvalho, Seu Jorge, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Cartola, Nelson Cavaquinho, dentre muitos outros Mestres do Samba.

    Nesse Álbum, Enzo tem a participação de várias figuras ilustres do Samba como Dudu Nobre, Xande de Pilares, Almirzinho Serra, Serjão Loroza, Gabrielzinho do Irajá, Juninho Thybau, Cacá Nascimento, Lu Carvalho, Rose Barcellos e Thais Macedo.

Isso tudo com apenas dezenove anos de idade!

instagram:  @enzobelmonteoficial

Facebook: enzobelmonteoficial

Postagem Anterior Próxima Postagem