Ticker

6/recent/ticker-posts

O cantor e compositor Dudu Nobre e a porta-bandeira Lucinha Nobre participam da 16º edição do Alafiá Mundo: Evento internacional sobre história e origem do samba

       O cantor e compositor Dudu Nobre e a porta-bandeira Lucinha Nobre participam da 16º edição do Alafiá Mundo: Evento internacional sobre história e origem do samba


O encontro será dia 08 de setembro, com tradução simultânea em português e inglês,  às 19h30,pelo Zoom


Divulgação


O Alafiá Mundo , em sua 16º edição, recebe os irmãos Dudu Nobre e Lucinha Nobre para uma conversa sobre samba e carnaval. No encontro, conduzido por Dra. Helena Theodoro, uma das idealizadoras do projeto, os irmãos sambistas vão contar sobre o sucesso de suas carreiras, experiência nas escolas de samba e sobre a relação familiar dentro e fora do carnaval.

Com 22 anos de carreira, Dudu promete relembrar o começo de sua trajetória de sucesso desde o início como músico na banda de Zeca Pagodinho, tendo como grandes referências os artistas Almir Guineto, Candeia, Martinho da Vila, e claro, Zeca Pagodinho. Como compositor,  Dudu vai destacar músicas consagradas na voz de outros intérpretes, como “Água da minha sede”, “Vou botar teu nome na macumba”, “Quem é ela”, e “Pro Amor Render” , todas de sua autoria.

Divulgação

Já Lucinha Nobre, porta-bandeira, conceituada e respeitada no mundo do samba, contará a relação de amor e dedicação à GRES  Portela, escola que defende atualmente, além de falar de suas passagens  por grandes agremiações como a Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca. Lucinha também vai contar sobre sua preparação corporal, técnicas de dança que realiza na avenida e a expectativa para o desfile de carnaval do ano de 2022.

Os irmãos sambistas e a Dra. Helena Theodoro, anfitriã e autora da obra Martinho da Vila; Reflexos no espelho (Pallas Editora), e também conteúdista do GRES Salgueiro, convida a todos para uma conversa sobre o universo do samba e sua grande influência histórica e social no cotidiano da população brasileira. De acordo com Helena, o encontro visa enaltecer e divulgar mundialmente o samba e tudo o que agrega valor à arte: Esse é o objetivo do evento: “Alafiá significa confirmação de algo positivo, e é o que desejamos: Alafiá Mundo!”, completa.

O encontro virtual acontece mensalmente e conta com a presença de personalidades do samba e da cultura afro-brasileira. O gestor e produtor cultural, Marcos Moura, que também é Presidente do Instituto Cultural Ajuri (INCA), coordenador do projeto Grito da Periferia e membro do Movimento S.O.S. Trabalhadores da Cultura do Amazonas é convidado da edição de outubro. Para saber mais sobre as atrações do evento siga o Alafiá no instagram.com/alafiamundo/. Lá, também está disponível as informações dos convidados que participaram das edições anteriores como: Rubem Confete, Carlinhos de Jesus, Martinho da Vila, Selminha Sorriso, Milton Cunha e outras personalidades do samba. 

Lucinha Nobre - Divulgação


Serviço: Alafiá Mundo

Data: 8 de setembro

Hora: 19h30

Ingressos no site: diáspora.black

Ficha Técnica

Produção Executiva: Jana Guinond ( Brasil) /Conteudista: Dra. Helena Theodoro ( Brasil)/ Parceria: Kiratiana Freelom (Chicago/EUA/Brasil) / Tradução: Tainá Almeida(Brasil) / Assessoria de Imprensa: Isabel Ludgero ( Brasil).

Agradecimentos especiais: Diáspora Black,  Black Women Disrupt (Atlanta) e Atlantic Fellows ( Oxford) 

Sobre o Alafiá Mundo

Surgiu em 2020 no encontro de Jana Guinond (RJ/Brasil), Zakiya Carr Johnson (Atlanta-EUA), e a conteudista Dra. Helena Theodoro ( RJ / Brasil) que acreditam na importância do diálogo entre gerações e transnacionais, com a fé num mundo fraterno, pleno de alianças que ajudam na superação de momentos difíceis como os que estamos vivendo. A iniciativa promove o resgate das memórias e a valorização do Patrimônio Cultural do Brasil: O Alafiá Mundo no ano de 2020 reuniu através de um encontro online, representatividades como: Martinho da Vila, Selminha Sorriso (Porta-bandeira da GRES Beija Flor),Tia Glorinha do Salgueiro (Presidente da ala das baianas do GRES Salgueiro),Mãe Meninazinha de Oxum, Bira Presidente do GR Cacique de Ramos e Vovô do IlêAiyê, Salvador – Bahia. No ano de 2021, o Alafiá Mundo contou com as presenças de: Dra. Sheila Walker (EUA), Juan Angola Maconde (Bolívia), Lucia Molina (Argentina), Mara Salgado(Chile), Raul Platicon (Colômbia), Fernanda Felisberto, Rubem Confete, Carlinhos de Jesus, Danielle Almeida e Milton Cunha. Personalidades como Dudu Nobre, Lucinha Nobre, Marcos Moura do Amazonas, João Jorge do Olodum, Salvador – Bahia e Awurê (Brasil) participam das próximas edições.

Dra. Helena Theodoro - Divulgação


Sobre Dra. Helena Theodoro

Bacharel em Direito e Pedagoga, Mestre em Educação, Doutora em Filosofia, Pós-Doutora em História Comparada. Pesquisadora da história e da cultura afro-brasileira, escolas de samba, religiões e espiritualidade de matriz africana, educação, processos culturais, sexualidade. Foi jurada do Estandarte de Ouro (Jornal O Globo) por vinte e sete anos. Foi Professora Auxiliar da Universidade Estácio de Sá, Coordenadora da Pós-Graduação de Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da FAETEC/RJe Professora no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFRJ/UFRJ). Tem vários artigos e livros publicados –“Mito e Espiritualidade: Mulheres Negras”, “Os Ibéjis e o Carnaval”, “Caderno de Cultura Afro-Brasileira”, “Iansã, Rainha dos Ventos e Tempestades” e, o mais recente, “Martinho da Vila: Reflexos no Espelho”, em 2019. Atualmente é Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Elas e Coordenadora do grupo de pesquisa de carnaval LUPA do IFCS/UFRJ. Para conhecer um pouco mais da obra de Helena na internet, sugerimos seus blog, site e Instagram. Como também seu artigo “Mulheres Negras Sempre Guerreiras” para a Revista da ABPN em que trata das estratégias de resistências desde o combate à escravidão, passando pela violência cotidiana e a força da religiosidade. O texto completo está no link: www.bit.ly/artigohelenaSite –www.historiasdatheodoro.com.brInstagram – @helenatheodoro_


Postar um comentário

0 Comentários