Livro infantil A GALINHA BIRA-BIRA

 Adriana Balsanelli lança seu primeiro livro infantil, “A Galinha Bira-bira”, que ensina aos pequenos a importância de se conviver com a diferença

Publicada pela editora Flamingo e ilustrada por Marco Martins, a história é inspirada na infância que a autora teve no interior de SP e trata de um pintinho que perdeu os dedinhos e é acolhido por uma família bem carinhosa


Com 25 anos de atuação como assessora de imprensa na área cultural, Adriana Balsanelli aventura-se no universo da literatura infantil e lança seu primeiro livro: “A Galinha Bira-bira”, pela editora Flamingo. A obra ganhou belas ilustrações de Marco Martins e já está disponível em pré-venda online (ver links abaixo).

Inspirada na infância que Adriana teve no interior de São Paulo, a história trata de um pintinho que é encontrado no meio da chuva por uma menina no quintal do sítio da família. Ela leva o bichinho para dentro da casa, o enrola em um paninho e o deixa perto do fogão a lenha para que ele possa se aquecer.

Por um incidente, o pintinho vai parar na chapa quente do fogão e acaba perdendo os dedinhos da patinha. Depois do susto, a menina cuida bem do animal e a família acaba adotando-o. O nome escolhido para ele foi Biro-biro, por causa do jogador de futebol com o icônico cabelo cacheado e bem amarelo.

O que a menina não esperava é que Biro-biro era, na verdade, uma pintinha. E é claro que isso não importa para a família, que acabou pegando afeto pelo bichinho. A galinha Bira-bira cresce feliz e tem uma vida plena, já que a “falta dos dedinhos nunca lhe impediu de andar pela casa, de ciscar pelo quintal, e de cacarejar quando quisesse e o mais importante, de ser uma galinha bem galinha mesmo, assim como todas as outras”, diz a história.


A singela e lúdica narrativa carrega uma série de ensinamentos importantes para os pequenos leitores, conta Balsanelli. “Acho que tem três mensagens importantes nessa história. A primeira e mais evidente é a da superação. A criança entender que uma pessoa com deficiência pode ter uma vida feliz. A segunda é o acolhimento de uma família não-tradicional. E a terceira e menos evidente é a transição do que aparentemente era um menino, mas na verdade tratava-se de uma menina, no caso, uma pintinha”.

A autora revela que a ideia de escrever o livro surgiu em um momento terno com a sobrinha, que ama ouvir histórias. “Um dia, quando eu já tinha esgotado todo meu repertório de fábulas conhecidas e famosas, falei que ia contar um caso que tinha acontecido comigo na infância. Contei para ela a aventura da galinha Bira-bira. Ela estava com 4 anos na época, mas senti que ficou muito empolgada e interessada. Ao final, me pediu para contar de novo! Percebi, então, que tinha potencial para fazer algo com essa história”.

“Tive uma infância maravilhosa no interior de São Paulo. Até os 10 anos, morei num sítio onde não havia muitas crianças na vizinhança, então meus amigos de brincadeiras eram os animais: cavalo, cachorro, gato, um papagaio e, claro, a galinha Bira-bira, que virou o xodó da casa. O contato com a natureza, tendo os bichos como amigos de aventuras, foi muito importante para criar laços e essa memória afetiva com os animais”, acrescenta Adriana.

Ela ainda conta que a sua experiência de assessora com a divulgação de eventos culturais, sobretudo de peças de teatro infantis, a ajudou a compreender melhor esse universo recreativo da infância. “Frequentar os teatros com espetáculos infantis me fez ver como o lúdico envolve e desperta a curiosidade das crianças. O desejo pela arte e pelo conhecimento é inspirador”, revela.

Sobre Adriana Balsanelli

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Paulista, Adriana Balsanelli atua desde 1996 como produtora e assessora de imprensa de projetos culturais no segmento de música, teatro, dança, circo e artes visuais.

Paulista do interior, mudou-se para a capital em 1985 com o desejo de fazer faculdade de veterinária, mas o destino a levou para a graduação em Comunicação Social. Em 1996, começou a trabalhar como produtora de eventos, direcionando o foco para a produção musical. Durante esse processo, encontrou seu lugar na assessoria de imprensa da área cultural.

Serviço

“A Galinha Bira-bira” (Ed. Flamingo)

Autora: Adriana Balsanelli

Ilustrações: Marco Martins

Data da publicação: setembro de 2021

Número de páginas: 44

Indicação etária: de 7 a 10 anos

Preço de venda: R$30

 

Pré-venda:

Livraria Atlântico

Livraria Martins Fontes

Livraria da Travessa
Livraria Cultura 

 

Sinopse

Um pintinho perdido foi encontrado por uma menina que só queria cuidar dele até a chuva passar. Mas um imprevisível acidente mudou os rumos dessa história cheia de surpresas e reviravoltas. Uma linda amizade nasceu e essa relação passou por uma grande transformação, que fez a menina entender que nem tudo é o que parece ser.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem