ANAT COHEN & MARCELLO GONÇALVES

        ANAT COHEN & MARCELLO GONÇALVES 


"Reconvexo", composição de Caetano Veloso, já está disponível nos aplicativos de música, abrindo as portas para o segundo disco do duo de instrumentistas


>>> Ouça o single "Reconvexo" <<<


Capa de Liliane Kemper produzida a partir da obra de Ernesto Neto. Foto: Mark Ritchie



Tendo como pano de fundo um país e um mundo voltando-se para dentro, destilando a importância da música na vida de tantos, Anat Cohen e Marcello Gonçalves gravaram um disco inspirado na beleza do Brasil e no espírito de seu povo. Em quarentena no Rio de Janeiro, a clarinetista israelense e o violonista de 7 cordas brasileiro produziram "Reconvexo", álbum dedicado ao cancioneiro da música popular brasileira. Com distribuição do selo Anzic Records, a faixa-título está disponível em formato de single nesta sexta-feira, 17 de setembro, nos aplicativos de música, e abre as portas para o lançamento do disco, marcado para 15 de outubro. 


"Reconvexo", a canção de Caetano Veloso, é um samba de roda, de harmonia simples e ritmo complexo. Na versão do duo, o contraponto rítmico é ainda mais desafiador, sem um instrumento de percussão para "dar o chão". 


Cada artista respondeu ao isolamento forçado de várias maneiras, em todo o mundo. No Brasil, estrelas como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Gilberto Gil fizeram performances de dentro de suas casas, compartilhando seus sucessos intimamente com seus fãs, de uma sala para outra. A apresentação nesse novo formato fortaleceu ainda mais o impacto já profundo dessas melodias e letras na cultura brasileira.


Entre esses fãs estavam Anat Cohen e Marcello Gonçalves. "Tenho sonhado com Anat cantando essas palavras através de seu clarinete, imaginando o quão potente seria sua maneira única de interpretar melodias transmitindo a mensagem das letras a qualquer pessoa familiarizada com elas, mesmo quando tocadas instrumentalmente", revela Gonçalves. "Ao ouvir essas apresentações em tempo de quarentena, cada um desses concertos me lembrava músicas que eu poderia tocar com Anat, o que deu ainda mais sentido para que este projeto fosse feito neste momento", completa o violonista. 


"Reconvexo", o álbum, é ao mesmo tempo íntimo e virtuoso, triste e esperançoso, embebido com o sentimento expresso na língua portuguesa, de forma única, como a saudade - mas cheio de emoção. Com nove faixas (de canções de artistas como Tom Jobim, Gilberto Gil, Zé Renato, Milton Nascimento e Dorival Caymmi, entre outros), o novo disco chega ao mercado fonográfico dia 15 de outubro, cinco anos após o lançamento de "Outra Coisa: The Music Of Moacir Santos", o primeiro do duo, que foi indicado ao Grammy na categoria "Best Latin Jazz Album", em 2017. 


ANAT COHEN e MARCELLO GONCALVES photo by Shervin Lainez DSC_0948


FICHA TÉCNICA 

SINGLE - RECONVEXO 

Autoria: Caetano Veloso

Distribuição: Anzic Records


Clarinete e clarone: Anat Cohen

Violão de 7 cordas: Marcello Gonçalves

Arranjo: Marcello Gonçalves


Gravado por Anat Cohen & Marcello Gonçalves, Rio de Janeiro, 2020 

Mixado por Brian Montgomery, Nova Iorque, maio 2021   

Masterizado por Mark Wilder, Battery Studios, Nova Iorque, junho 2021

Produzido por Anat Cohen, Marcello Gonçalves & Oded Lev-Ari


Capa: 

Arte de Ernesto Neto (Horizonte de Eventos, 2001)

Foto de Mark Ritchie (Archivo Fotográfico CGAC, Santiago de Compostela) 

Design de Liliane Kemper


Postagem Anterior Próxima Postagem