MELINDA GARCIA apresenta o livro "HOLOMOVIMENTO: ESPELHO D'ALMA" na exposição "Imortal: Arte, Alma e Futuro" em outubro no Centro Cultural Correios RJ.

   MELINDA GARCIA apresenta o livro "HOLOMOVIMENTO: ESPELHO D'ALMA" na exposição "Imortal: Arte, Alma e Futuro" em outubro no Centro Cultural Correios RJ.


Criado como uma obra de arte, traz duas capas, enfatizando o movimento e a liberdade de escolha

Divulgação


A artista plástica carioca Melinda Garcia abre a exposição "Imortal: Arte, Alma e Futuro", no Centro Cultural Correios RJ, no dia 21 de outubro, com 45 peças, entre pinturas e esculturas, sob a curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte.

Mas Melinda Garcia também é escritora e considera o livro como uma obra de arte. "O que é escrever, senão o inverso de esculpir, isto é, dar um corpo, ou elaborar uma forma para os conteúdos?", indaga a artista. Durante a exposição, os visitantes conhecerão seu mais recente trabalho - "Holomovimento: Espelho D'Alma", da editora MCMG Produções, que traz uma surpresa. Com o objetivo de mostrar a importância do movimento, o livro foi desmembrado em dois vieses: Surrealismo e Misticismo. Por isso, foi girado e traz duas capas. Fica a cargo do leitor optar por qual lado começa a sua viagem.

"Holomovimento: Espelho d'Alma" é um livro sobre Arte, tendo como base a Ciência. Sua abordagem reúne múltiplas disciplinas como a Psicologia, Religião, Tradição e Física Moderna, com a linguagem estruturada por diversos cientistas e pensadores, como Wilhelm Reich, Alexander Lowen, Carl Jung, Teilhard de Chardin, Krishnamurti, Annick de Souzenelle, René Guénon, Fritjof Capra, Einstein, S. Hawking e David Bohm, para a análise das obras de arte.

O livro não trata da "Arte pela Arte", ou seja, não se ocupa com as escolas, estilos, cores e pinceladas, mas toma como base a percepção da realidade como Holomovimento (do físico David Bohm), cujo interesse, dentro dessa experiência holística, recai sobre outra realidade.

Considerando a arte e a criação como reflexo de uma experiência interior, o holomovimento não separa o artista da obra de arte por ele realizada. Ao ver na criação um exercício de transcendência, ocupa-se com a estrutura do movimento. E por isso Salvador Dali surge como pano de fundo das análises do livro, pela característica onírica de suas obras.

Melinda Garcia é uma artista em constante movimento e de diferentes fases . Também é conhecida pelo monumento 'Velocidade, Alma e Emoção',  em homenagem ao piloto Ayrton Senna, no Parque do Ibirapuera, pelas esculturas que foram um museu à céu aberto na entrada de diversos prédios da Lagoa Rodrigo de Freitas e pela presença em coleções públicas e particulares (como ‘Evolução’ no Parque de Esculturas da Catacumba, RJ e ‘Flamingos’ , Casa Roberto Marinho, RJ).


Sobre o livro:

"Holomovimento: Espelho D'Alma", primeira publicação realizada em 2001 pela Papel e Virtual, foi reeditado em 2014 pela editora MCMG Produções, que traz uma surpresa. Com o objetivo de mostrar a importância do movimento transcendente do profano ao sagrado, o livro foi desmembrado em dois vieses: Surrealismo e Misticismo. Por isso, foi girado e traz duas capas. Fica a cargo do leitor optar por qual lado começa a sua viagem.


Resenha do livro por Joel Macedo para o primeiro lançamento

http://melindagarcia.com/melinda_garcia_criticas_macedo_resenha.html


Sobre a Exposição:

Exposição: "IMORTAL: ARTE, ALMA E FUTURO"
Artista: MELINDA GARCIA 
Instagram: @melindagarcia.art
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez - Tartaglia Arte
Instagram: @reginanobreztartaglia @tartagliaarte
Local: Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, RJ)
Abertura: 21 de outubro de 2021 às 17h
Visitação: 22 de outubro a 05 de dezembro de 2021
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Censura Livre
Acesso Gratuito
Acessibilidade: Sim
Concebido e organizado por Tartaglia Arte - www.tartagliaarte.org 
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem Comunicação @_paula_r_soares
Apoio: Centro Cultural Correios - RJ / Círculo Ítalo Brasileiro - SC / Consolato Onorario Italiano - Florianópolis/SC / Ministério das Comunicações - Governo Federal

Vendas: As obras expostas podem ser adquiridas por colecionadores ou amantes da arte (com Tartaglia Arte).
Riccardo Tartaglia (21) 96588-2653 (telefone e whatsapp)
Regina Nobrez (48) 98463-5707 (whatsapp)

OBS: O Centro Cultural Correios segue as regras determinadas pela OMS e órgãos governamentais, de não aglomeração, com número reduzido de visitantes. Obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel.

#melindagarcia #imortalartealmaefuturo #centroculturalcorreiosrj #tartagliaarte #holomovimentoespelhodalma #escultura #pintura #livro #obradearte #exposicao

Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem
Postagem Anterior Próxima Postagem