Una Uberlândia realiza entrega de prêmio do 1º Concurso de Fotografia

    Una Uberlândia realiza entrega de prêmio do 1º Concurso de Fotografia

Divulgação


Com o tema “Um Olhar sobre a Paisagem Urbana de Uberlândia”, o primeiro Concurso de Fotografia do Centro Universitário Una Uberlândia, que faz parte do ecossistema Ânima Educação, recebeu mais de 35 fotos durante todo o mês de junho. O fotógrafo Henrique Vieira e os professores do curso de Arquitetura da Una Uberlândia, Clayton Carili, Gyovana Dhara e Andrea Martins, comandaram uma semana de avaliação dos materiais recebidos, observando questões como a fidelidade ao tema, composição da imagem, criatividade e originalidade. Após a análise do grupo, a foto “As obras e o tempo”, com autoria de Gustavo Henrique Caixeta Freitas, foi escolhida como a campeã e na última quinta-feira (15), o ganhador recebeu a premiação na unidade da Una Uberlândia, um Smartphone Samsung Galaxy A32 128GB.

O coordenador do projeto, o professor do Centro Universitário Una Uberlândia, Diego Alvarenga, conta que fotos que representam o patrimônio histórico da cidade, principalmente da região central, foram o destaque da maioria das fotos, e fala sobre os resultados do concurso. “Foi uma ação que nos permitiu perceber os diferentes olhares que as pessoas têm sobre Uberlândia, e foi interessante perceber como construções e paisagens tradicionais da região marcam a vida das pessoas e chamam a atenção da população mesmo após tantos anos. Além disso, a qualidade das fotografias também foi algo muito positivo, notamos o cuidado e o planejamento em cada registro”, compartilha ele. 

Na foto ganhadora, “As obras e o tempo”, o cenário foi a tradicional Praça Clarimundo Carneiro em Uberlândia, com foco no céu da cidade e também no Palácio dos Leões. O edifício foi construído entre os anos de 1916 e 1917, por Cypriano Del Fávero e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1985. O lugar, que já foi a sede da prefeitura da cidade, hoje é o Museu Municipal de Uberlândia.  O autor do click, Gustavo Henrique, conta como foi o planejamento para fazer o registro, ressaltando cuidados básicos mais importantes para garantir uma boa foto, como se atentar ao horário e luminosidade. “Pensei em tirar a foto somente com a lua alinhada ao telhado da construção, para ter alinhamento entre a obra do criador e a obra do homem, mas na hora que fui fotografar, um avião passou exatamente entre a lua e o telhado, o que acrescentou muito no resultado. Além disso, tive o cuidado de tirar a foto depois das 17h30, quando a luz do sol fica um pouco mais dourada”, compartilha ele. 

Postagem Anterior Próxima Postagem