Atriz com participações em séries aclamadas
mundialmente - dirigiu uma série e um curta-metragem durante a pandemia, no
Brasil.
Quando
pensamos em produções audiovisuais, logo nos vêm à mente os números estrondosos
investidos nas superproduções do cinema. E, quando estamos iniciando na
carreira cinematográfica, muitas vezes nos apegamos nesses valores e nas
dificuldades para não dar o primeiro passo: produzir o primeiro projeto.
Pensando nisso, a atriz, roteirista e diretora, Ursula Monteiro - que acabou de
gravar duas produções independentes, o curta-metragem “Val” e a minissérie
“Nevermind” - separou algumas dicas valiosas para quem quer dar o pontapé
inicial dentro do mercado cinematográfico.
Locações:
“Eu fiz o roteiro baseado na locação.
Crie seu filme em lugares que você pode usar. No meu caso, quando eu escrevi o
roteiro, eu imaginei a fazenda da minha tia, o apartamento da minha mãe, a casa
do meu pai, a cachoeira que fica a vinte minutos da minha casa. Lugares
acessíveis, não tenha medo de pedir ajuda para família e amigos. As chances
deles te ajudarem são muito maiores do que alguém que não te conhece”, explica
Ursula.
Parcerias
“Prepare um material de apresentação
para amigos e família e outras pessoas que você esteja atrás de parceria. Se
você conhece um amigo que conhece alguém que seja dono de um restaurante ou
hotel peça ajuda, por exemplo. Ofereça a divulgação da marca deles em troca de
apoio. Apresente esse material”, aconselha.
Produção e Pós-produção
“Não deixe nada para resolver na pós-produção.
É muito importante que você contrate alguém que adote o seu projeto como o
projeto deles mesmo. Que se importe com o projeto como você se importa. Se o
som ou a imagem não sair do jeito que você queria ou teve qualquer problema
técnico, continua fazendo outros takes até que dê certo ou mude aquela
decupagem. Não deixe para resolver na pós-produção. Ter um AD que faça as
anotações dos takes que valeram, é muito importante para quando chegar na mão
do editor”,
conta.
“Sempre esteja junto ao montador na pós-produção,
após o primeiro corte de entrega. E já combine isso na hora da contratação. Por
mais profissional e talentoso que seja o montador, ninguém conhece mais a sua
história e mensagem do que você mesmo. Sempre terá ajustes para que a mensagem
seja exatamente a que você quer passar para o público”, completa.
Independente, mas planejado!
“Sempre tenha um contrato formal com todos
os profissionais. Se você tiver amigos ou alguém da família advogado, melhor
ainda”.
Budget
“Nunca use todo o seu budget. Sempre
tenha 30% a mais de reserva em caso de contingências. E não deixa ninguém da
produção saber disso. Contingências acontecem o tempo todo. Se as pessoas da
equipe começarem a gastar o dinheiro extra, esse 30% rapidamente vira 50%. E
nunca pague adiantado. 30 % antes e o restante após a entrega”, finaliza.
Por:
Clilton Paz.
Fonte:
Gabriela Gimenes.
Foto:
Divulgação.