Sou diretor independente e agora? Ursula Monteiro dá dicas de como tirar seu projeto audiovisual do papel

 

Atriz com participações em séries aclamadas mundialmente - dirigiu uma série e um curta-metragem durante a pandemia, no Brasil.

 

Quando pensamos em produções audiovisuais, logo nos vêm à mente os números estrondosos investidos nas superproduções do cinema. E, quando estamos iniciando na carreira cinematográfica, muitas vezes nos apegamos nesses valores e nas dificuldades para não dar o primeiro passo: produzir o primeiro projeto. Pensando nisso, a atriz, roteirista e diretora, Ursula Monteiro - que acabou de gravar duas produções independentes, o curta-metragem “Val” e a minissérie “Nevermind” - separou algumas dicas valiosas para quem quer dar o pontapé inicial dentro do mercado cinematográfico.



 

Locações:

 

“Eu fiz o roteiro baseado na locação. Crie seu filme em lugares que você pode usar. No meu caso, quando eu escrevi o roteiro, eu imaginei a fazenda da minha tia, o apartamento da minha mãe, a casa do meu pai, a cachoeira que fica a vinte minutos da minha casa. Lugares acessíveis, não tenha medo de pedir ajuda para família e amigos. As chances deles te ajudarem são muito maiores do que alguém que não te conhece”, explica Ursula.

 

Parcerias

 

“Prepare um material de apresentação para amigos e família e outras pessoas que você esteja atrás de parceria. Se você conhece um amigo que conhece alguém que seja dono de um restaurante ou hotel peça ajuda, por exemplo. Ofereça a divulgação da marca deles em troca de apoio. Apresente esse material”, aconselha.

 

Produção e Pós-produção

 

“Não deixe nada para resolver na pós-produção. É muito importante que você contrate alguém que adote o seu projeto como o projeto deles mesmo. Que se importe com o projeto como você se importa. Se o som ou a imagem não sair do jeito que você queria ou teve qualquer problema técnico, continua fazendo outros takes até que dê certo ou mude aquela decupagem. Não deixe para resolver na pós-produção. Ter um AD que faça as anotações dos takes que valeram, é muito importante para quando chegar na mão do editor”, conta.

“Sempre esteja junto ao montador na pós-produção, após o primeiro corte de entrega. E já combine isso na hora da contratação. Por mais profissional e talentoso que seja o montador, ninguém conhece mais a sua história e mensagem do que você mesmo. Sempre terá ajustes para que a mensagem seja exatamente a que você quer passar para o público”, completa.

 

Independente, mas planejado!

 

“Sempre tenha um contrato formal com todos os profissionais. Se você tiver amigos ou alguém da família advogado, melhor ainda”.

 

Budget

 

“Nunca use todo o seu budget. Sempre tenha 30% a mais de reserva em caso de contingências. E não deixa ninguém da produção saber disso. Contingências acontecem o tempo todo. Se as pessoas da equipe começarem a gastar o dinheiro extra, esse 30% rapidamente vira 50%. E nunca pague adiantado. 30 % antes e o restante após a entrega”, finaliza.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Gabriela Gimenes.

Foto: Divulgação.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem