FESTIVAL CONEXÃO MULHERES DO BRASIL - 2ª EDIÇÃO

 Convidadas Especiais Festival Conexão Mulheres do Brasil




Tizuka Yamazaki, gaúcha de 71 anos, de origem japonesa é considerada uma das maiores cineastas brasileiras. É também produtora, roteirista e produtora. Em 1978, fundou sua própria produtora, a CPC, produzindo filmes como “Bar Esperança”, de Hugo Carvana, “Rio Babilônia”, de Neville de Almeida, e o último filme de Glauber Rocha, “Idade da Terra. Nos anos de 1989 e 1990, dirigiu juntamente Carlos Magalhães a novela Kananga do Japão. A partir da década de 1990, dirigiu“  Lua de Cristal” (1990), primeiro de uma série de longas estrelando a apresentadora Xuxa Meneghel, e “O Noviço Rebelde” (1997), estrelando Renato Aragão. Em 1996, dirigiu o filme “Fica Comigo” . Em 2005, lança “Gaijin - Ama-me como Sou”, voltando ao tema de seu primeiro longa.

Fafy Siqueira atrizhumoristaimitadoracantoracompositora e produtora brasileira. É conhecida do grande público pela sua versatilidade na atuação em diferentes áreas, como teatrocinema e televisão. É mais conhecida por personagens marcantes de comédia em diversos programas humorísticos como Escolinha do Professor Raimundo e Zorra TotalFafy teve seu talento reconhecido em diversas premiações. Também é reconhecida nacionalmente por participar de novelas, como HipertensãoMandalaQuem É Você?, ZazáCobras & Lagartos e Sangue Bom.

Lucia Santos*, poeta, irmã do Zeca baleiro, nasceu em Arari- MA. Publicou 5 livros de poesia: Quase Azul Quanto Blue, Batom Vermelho, Uma Gueixa pra Bashô, Nu Frontal com Tarja e Quinta Sinfonia. Participou de várias coletâneas e tem seu nome no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho. Como letrista, tem parcerias com Zeca Baleiro, Kléber Albuquerque e André Bedurê, entre outros. Roteirizou e apresentou recitais e performances, como Cordel TechnicolorEros&Escrachos, Dentro da Palavra e Cochichos de Bruxas. Atualmente trabalha em seu novo livro, Macabea Desvairada.

Cida Mendes, mineira a atriz comediante já fez parte de programas da TV Globo e na Escolinha do Gugu fez muito sucesso como a personagem Concessa criada por ela, que é uma “filósofa caipira”. Tem um canal no youtube e seus vídeos tem vários acessos e são compartilhados pelo Brasil inteiro. 

Marlene Querubin Compositora, artista plástica, escritora e circense. É a única mulher brasileira, não nascida em circo, a montar e dirigir há mais de trinta e cinco anos o Circo Spacial, um dos maiores do Brasil. Participou ativamente na elaboração da 1o normatização de circo no mundo (ABNT/233) e da fundou a  ABC(Academia Brasileira de Circo), realizou o Cirque Festival Contest e atualmente preside a União Brasileira de Circos Itinerantes (UBCI). Palestrante e autora do livros ‘Marketing de Circo’, Coração na lona, Momentos mágicos, Any a bailarina, Serragens nas Veias, artista espetacular e idealizadora da série infantil “Família Spacial.”

Beth Beli- Diretora, regente e presidente do Bloco Ilú Obá De Min - Educação, Arte e Cultura Negra”    

É percussionista, cantora, arte educadora, regente e mestra de bateria. Iniciou sua carreira artística em 1987, tendo como referência musical as grandes Escolas de Samba de São Paulo. Antes da criação do Bloco, participou da Banda-Lá – primeiro grupo afro de São Paulo -, do Bloco Ori Axé e criou a Banda Mulheres de Ilú – junto com sua parceira Girlei Miranda. Sempre focou nos trabalhos de resistência, explorando a diversidade cultural e rítmica da música brasileira advindas do legado deixado pelas matrizes africanas e afro-brasileiras. Arte Educadora na Instituição Arte Despertar desde 2000 a 2020 em hospitais públicos e filantrópicos, atualmente no hospital Graacc, na quimioterapia e internações.

Karem  Sartorato, Começou a trabalhar aos 20 anos de idade e hoje tem 26 anos de profissão na área da educação. Desde 1995, atua na produção de eventos no renomado Colégio Objetivo. Sempre ligada as artes, mais especificamente música e desenho, tratou de inserir a cultura em todos eventos que produziu ou trabalhou. Recentemente criou o MuMo Festival em sua cidade natal, que teve a edição suspensa por causa da pandemia de Covid -19. Acredita no poder da Educação, das mulheres e dos artistas para a mudança de rumos em nossa sociedade. Se posiciona sempre em favor da democracia, das conquistas femininas e da liberdade de expressão com responsabilidade. 


Postagem Anterior Próxima Postagem